Patrono e Paraninfo - Formatura
Postado em 26 de junho por Alpha

Paraninfo e patrono: Tudo o que você precisa saber


A colação de grau é um dos momentos mais importantes da vida de todo estudante. E saber escolher o paraninfo e patrono da turma é fundamental para tornar esse momento  […]


A colação de grau é um dos momentos mais importantes da vida de todo estudante. E saber escolher o paraninfo e patrono da turma é fundamental para tornar esse momento 

Durante a cerimônia, existem diversos momentos especiais em que a trajetória dos alunos e a união da turma acaba sendo ressaltada ao longo dos anos de estudos. E nada melhor do que o paraninfo e o patrono para expressarem seus sentimentos.

Porém, qual é a verdadeira necessidade de um paraninfo e um patrono em um evento como esse? 

Pensando nisso,  a Alpha Convites traz neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o paraninfo e o patrono

Paraninfo e Patrono – O que são?

O paraninfo costuma ser o padrinho da turma que está se formando. Sendo assim, por ser uma personalidade de destaque na vida dos alunos durante os anos de graduação, geralmente a escolha dos alunos pendem para um professor querido pela classe de maneira geral. 

Já o patrono, costuma ser uma das pessoas mais admiradas pelos alunos. Esse papel, inclusive, costuma destinado a um funcionário da universidade ou alguma personalidade importante para os alunos durante os anos acadêmicos. 

Paraninfo e Patrono – Quais as diferenças?

Desta forma, agora que você já sabe o que é o paraninfo e o patrono, antes de você e sua turma escolherem as pessoas para ocuparem essas funções, entenda quais são as principais diferenças entre elas. 

O paraninfo, costuma ser o “padrinho” dos alunos, dessa forma, é aquele que aconselha e está presente na maioria dos momentos de suas trajetórias.

Enquanto isso, a principal função do patrono durante a colação de grau, é o de receber o carinho e o reconhecimento dos alunos pela proximidade, auxílio durante seu período de universidade e serviços prestados de maneira geral. 

Como escolher o paraninfo e o patrono

Se você não sabe como fazer a escolha do paraninfo e patrono junto a sua turma, a Alpha Convites separou algumas dicas para te ajudar neste processo. 

  • Faça uma reunião de classe: Para que a escolha seja democrática, reúna todos os colegas de classe e desta forma, monte com seus companheiros de classe, uma lista com possíveis nomes de paraninfos e patronos. 
  • Separem os prós e contras de cada um dos elegidos: Pense junto à sua turma, em quem tem mais conexão e afetividade com a maioria dos companheiros de classe. Quais são as pessoas que realmente merecem ser homenageadas neste momento especial?
  • Escolham o professor e o homenageado mais importante: Durante a vida acadêmica, muitos professores e pessoas importantes marcam essa fase. Por isso, pensando na coletividade, selecionem as pessoas que realmente tenham passado momentos importantes com a maioria das pessoas da sua turma.

Caso você já esteja pensando na formatura, confira esse checklist para organizar sua formatura

checklist para organizar a formatura
Aproveite e baixe nosso material

Qual o melhor homenageado?

Sabemos que escolher pessoas para serem homenageadas neste momento, nem sempre costuma ser uma tarefa fácil. Sendo assim, tenha em mente as dicas deste artigo para conseguir trazer mais clareza durante a tomada de decisão.

Após escolher o paraninfo e patrono da colação de grau, chega o momento de começar a preparar o discurso tão importante em nome dos alunos. E saber como fazer um discurso de colação, é essencial nesse momento crucial. 

Agora, se você estiver precisando de convites de formatura personalizados, entre em contato com a central de atendimento da Alpha Convites. Com certeza, você encontrará a opção certa para fazer esse dia ser ainda mais especial.


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp