discurso de colação de grau
Postado em 27 de setembro por Alpha

Discurso de colação de grau inesquecível: confira dicas para escrever um discurso de formatura incrível!


Você percorreu o trajeto longo e cansativo até aqui, terminou sua graduação e está prestes a comemorar sua formatura. Tudo parece estar plenamente planejado, até que você escolhe (ou é […]


Você percorreu o trajeto longo e cansativo até aqui, terminou sua graduação e está prestes a comemorar sua formatura. Tudo parece estar plenamente planejado, até que você escolhe (ou é escolhido/a) para fazer seu discurso de colação de grau. E eis que você percebe que não sabe nem por onde começar.

Se sente familiarizado(a) com essa história? Então esse artigo é para você. Preparamos umas dicas muito práticas para que você estruture um discurso inesquecível.

O discurso pode ser feito quase que como uma fórmula, assim como vários tipos de texto. A diferença é que no discurso de colação de grau, você pode (e deve) dar o seu toque especial.

Se você já foi em uma formatura em que o orador da colação simplesmente emocionou seu coração com o discurso, você sabe que um discurso pode ficar na memória das pessoas por muito tempo!

Então, se você quer que seu discurso seja inesquecível, basta estruturar seu discurso conforme as dicas a seguir.

Defina o tema do seu discurso de formatura

Antes de qualquer coisa, você precisa definir um tema em torno do qual todo o seu discurso se desenvolverá. Alguns temas são comuns às formaturas, você pode começar suas ideias com base nisso. São alguns deles:

  • Dificuldades e transformação ao longo da graduação
  • A maturidade e a transformação ao longo da graduação
  • Aprendizados e transformação

Você pode explorar todos os temas no desenvolvimento, mas é importante que elenque algum tema de interesse comum à turma.

E lembre-se: o tema será a base de todo o seu discurso de colação de grau. Escolha com calma!

Divida o discurso de formatura em etapas

Depois de escolher o tema do seu discurso de formatura, é hora de estruturar o texto. Para isso, você pode seguir as seguintes etapas:

Abertura de impacto + Apresentação

Comece seu discurso se apresentando e agradecendo a presença de todos. Com isso, você pode “engatilhar” uma abertura de impacto. Seja uma frases de impacto, citação, etc.

Pesquise algumas ideias de aberturas de impacto e defina como você vai encaixar isso no seu discurso, desenvolvendo na sequência.

Desenvolvimento

Aqui, você desenvolverá seu tema e sua abertura de impacto da apresentação. Essa parte será mais longa e é importante que você considere contar experiências da turma ao longo da graduação (conforme vamos falar mais adiante).

Atente para não fugir muito do tema central e procure fortalecê-lo com as histórias de experiências pessoais e da turma.

Conclusão

Hora de encaminhar seu discurso de colação de grau para o fim! Na conclusão, você pode fechar explicando sua reflexão com base em tudo que você relatou ao longo do discurso.

Um exemplo: você escolheu trabalhar o tema “desafios”, abriu seu discurso com a apresentação e uma frase de impacto, depois, desenvolveu contando situações vividas ao longo da graduação.

Na conclusão, você acabará o discurso mostrando de que forma a fala do desenvolvimento complementa sua ideia inicial (tema). Nesse exemplo, você poderia concluir mencionando o quanto esses desafios foram importantes para o crescimento de todos e de que forma isso se deu.

Esse é só um exemplo para que você entenda melhor a estrutura do discurso de colação de grau. Desfrute da sua liberdade para criar e procure inovar!

Alterne os momentos do seu discurso de formatura

Com um primeiro esboço em mãos, atente para a emoção transmitida por cada frase. É importante que você alterne os momentos mais sérios com os momentos descontraídos, criando um clima fluído para o discurso.

Se você ficar muito tempo em uma parte séria, pode perder a atenção dos seus ouvintes. E se ficar muito tempo em uma parte descontraída, pode perder a linha de raciocínio. Atente para esses ajustes!

Lembre-se de contar experiências suas e da turma

Conforme falamos antes, é imprescindível que você conte experiências da turma ao longo da graduação. Isso causa vários impactos, desde empatia, até a captura da atenção, os risos e as lágrimas de emoção.

Além disso, essa histórias representam toda a sua jornada e a da turma na faculdade. Nada mais justo do que relembrar elas durante seu discurso!

Para de ajudar a recapitular bons momentos, conte com a turma em uma reunião para anotar histórias que vocês achem válidas de citar no discurso. Algumas perguntas que podem ajudar a direcionar as ideias:

  1. Quais as histórias mais memoráveis da graduação?
  2. Como você mudou desde que o dia em que começou o curso até hoje?
  3. Qual a lição mais importante que você tirou?
  4. Como você se sente sobre a próxima etapa que se aproxima?
  5. O que foi importante ao longo da jornada para chegar até aqui?
  6. Quais foram os maiores desafios da sua jornada na faculdade?

→ COMO ESCOLHER OS HOMENAGEADOS DA COLAÇÃO DE GRAU: 4 DICAS

Cite pessoas que marcaram essa trajetória no seu discurso de formatura

Com certeza sua turma teve pessoas que marcaram  muito a graduação, de forma especial. Seja um professor, coordenador, colaborador da faculdade, enfim…

Por isso, também é muito importante incluir em seu discurso de colação de grau as homenagens às pessoas importantes que marcaram a trajetória da turma.

Apresente essas pessoas e mostre como elas foram importantes para a conquista do diploma.

Seja divertido, não se preocupe em escolher as palavras mais difíceis…

Aqui, já estamos nos ajustes finais e seu discurso já ganhou forma! Por isso, procure analisar se o seu texto não está muito sério. A naturalidade na fala é fundamental.

A ideia é que você fale de forma descontraída, afinal, a colação de grau já é um evento longo e tenso para todos os formandos.

Lembre-se de que esse é um momento de celebração muito feliz e emocionante, então você também deve transmitir isso no seu discurso.

Além disso, a forma como você se expressar em sua linguagem textual e corporal, é o que garantirá a admiração do público. Assim, seu discurso será realmente inesquecível!

Não se esqueça de ensaiar bastante para não errar nada na hora do seu discurso de formatura

Por fim, uma dica óbvia, mas que é sempre bom relembrar: ensaie muito! Esteja preparado para esse momento. Leia e releia seu discurso de colação de grau, treine na frente do espelho, grave e assista depois. Se puder, pratique com outras pessoas.

Garanta que você esteja com o discurso na ponta da língua para o grande momento. Não que você precise decorrer seu texto, mas conhecê-lo muito bem vai te dar mais confiança.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que seu discurso seja realmente inesquecível!

Quer mais dicas sobre as celebrações da formatura?

Confira nosso Ebook gratuito com 10 modelos de convite de formatura!

Top 10 Convites de formatura que nós amamos.

top 10 convites de formatura
Aproveite e baixe nosso material gratuito

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp