empresas de convite de formatura
Postado em 20 de julho por Alpha

Colação de Grau: Como acontece a Sessão Solene?


A Sessão Solene de Colação de Grau é um evento de caráter obrigatório na formatura, pois é o ato oficial de conclusão do curso. A Colação de Grau deve seguir […]


A Sessão Solene de Colação de Grau é um evento de caráter obrigatório na formatura, pois é o ato oficial de conclusão do curso. A Colação de Grau deve seguir sempre o Regulamento da Instituição.

Acontece em local público com a presença do Corpo Administrativo e Docente da Instituição. Além da presença obrigatória do Patrono, Paraninfo, Homenageados e dos próprios formandos.

Como escolher os homenageados da colação de grau: 4 dicas

Como acontece a sessão solene?

Os alunos usam vestes próprias, que são as becas, que é de responsabilidade da Comissão de Formatura providenciar o aluguel. A beca deve ser na cor preta, com a faixa na cintura na cor do curso, e capelo, que é colocado na cabeça após o recebimento da outorga de grau.

Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros, de preferência na cor preta, para ficar melhor nas fotos. Os sapatos também devem ser leves, confortáveis, na cor preta.

Você pode conferir nosso artigo com ideias de roupa para formatura, com referências para cada celebração – da colação ao baile.

Abaixo temos uma lista de alguns cursos separadas por cor de faixa, confira:

AdministraçãoVermelho
Arquitetura e UrbanismoAzul
Ciências ContábeisVermelho
JornalismoVermelho
Design GráficoVermelho
DireitoVermelho
Educação FísicaVerde
EnfermagemVerde
EngenhariasAzul
FarmáciaVerde
FisioterapiaVerde
LetrasVermelho
NutriçãoVerde
OdontologiaVerde

A outorga de grau

Geralmente, a outorga de grau ocorre da seguinte maneira:

  • O Secretário fará a chamada dos formandos um a um;
  • O Diretor outorgará o grau, formalmente ao primeiro formando da lista oficial fornecida pela Secretaria Acadêmica;
  • Em seguida, o Diretor conferirá o grau a cada um dos formandos;
  • Em ordem alfabética, cada formando anunciado, irá se dirigir à mesa diretiva e receberá a outorga de grau, o diploma (simbólico) das mãos do Patrono ou Paraninfo.
  • Após a outorga o formando colocará o capelo na cabeça.

Esse roteiro varia de acordo com o regulamento de cada Instituição. Como a Colação de Grau na grande maioria é feita com todos os formandos, muitas vezes devido à grande quantidade de alunos, não é feito a chamada individual dos formandos. A outorga é feita apenas de forma coletiva.

Na grande maioria das Instituições o gasto decorrente da organização deste evento é por conta da Universidade, já que tem que ser seguido todo um protocolo, porém, muitas instituições organizam o evento, mas o pagamento do cerimonial fica por conta dos formandos.

E a colação de grau em gabinete, como funciona?

Essa é uma opção para os alunos que, por alguma razão, não podem ou não querem participar da colação em auditório/anfiteatro. A diferença é que, no gabinete a cerimônia é simplificada, sem necessidade de usar beca e sem os discursos e homenagens.

Dependendo da regulamentação de cada universidade, um formando pode participar das duas formas de colação, conforme as ressalvas de cada universidade para isso.

Para realizar a colação no gabinete, é preciso agendar data e horário junto com a unidade administrativa/reitoria da faculdade. Na maioria dos casos o diploma não é entregue neste mesmo dia, vale ressaltar.

Os discursos e homenagens

Discursos, agradecimentos e homenagens são os momentos mais emocionantes da colação de grau, com certeza. E para quem é responsável por desenvolver algum desses textos, separamos algumas dicas.

São, basicamente, etapas para explorar na construção textual e fazer um discurso inesquecível:

  1. Defina o tema do seu discurso de colação de grau
  2. Divida o assunto em etapas, como em um texto normal. Por exemplo: Abertura de impacto + apresentação → Desenvolvimento, contando histórias e vivências de aprendizado → Conclusão.
  3. Alterne os momentos entre mais descontraídos e engraçados e os mais sérios e emocionantes. Isso prende a atenção.
  4. Não se esqueça de contar as experiências, suas e da turma, ao longo dessa jornada de graduação. Levantando pontos como: quais as histórias mais memoráveis desses anos? Como você sente que mudou e viu seus colegas mudarem ao longo dos anos? Etc

Confira nosso artigo completo só sobre construção de discurso de homenagem de colação de grau!

Esperamos que tenham gostado das dicas e informações. Se tiver restado alguma dúvida, deixe nos comentários e faremos o possível para te ajudar.

Baixe também nosso Ebook gratuito com 10 referências de convites de formatura maravilhosos:

top 10 convites de formatura


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp