Postado em 6 de fevereiro por Alpha

Fotos para convite de formatura: tudo que você precisa saber antes do ensaio


As fotos para convite de formatura são essenciais para o resultado do design escolhido, então é importante ter alguns cuidados para que elas sigam os padrões necessários para que a […]


As fotos para convite de formatura são essenciais para o resultado do design escolhido, então é importante ter alguns cuidados para que elas sigam os padrões necessários para que a empresa responsável consiga criar um material incrível.

Quer saber o que fazer para garantir os melhores resultados para o seu convite? Então, continue a leitura deste post e veja tudo o que você precisa saber antes do ensaio!

Requisitos do estúdio e para fotógrafos

O primeiro passo é ter atenção aos requisitos para o estúdio e para os fotógrafos. Em relação ao espaço, ele deve estar todo coberto de tecido, com uma disposição que evite mostrar cadeiras, mesas e objetos espalhados pelo local. 

Os equipamentos devem ser de qualidade para garantir que as fotos sejam adequadas. As imagens devem ser entregues sem alterações na iluminação ou cor, preferencialmente sem nenhum tipo de manipulação. 

Além disso, para garantir a qualidade das fotografias, é fundamental encontrar um profissional experiente, que já tenha trabalhado com esse tipo de foto e conheça as técnicas mais adequadas. Para ajudar na busca, peça indicações para outras turmas ou para a própria empresa responsável pelos convites

3 Estilos de foto padrão em ambiente interno

As fotos feitas em ambientes internos, principalmente estúdios, são as mais comuns nos convites. É preciso que o local esteja bem iluminado, sempre que possível com 3 pontos de luz — uma em cada lado do formando e uma ao fundo. O tecido usado para forrar o fundo deve ser branco para facilitar os recortes para o design do convite. Aqui, são comuns 3 estilos:

1- Foto individual

A foto individual é usada nas páginas personalizadas do convite. Nesse caso, existem duas regras:

  • se for com moldura: pode ter foco aproximado, cortar partes do corpo e usar fundos escuros;
  • foto com recorte: deve ser feita em fundo branco, pegando sempre metade do corpo e sem cortar partes dos braços ou da cabeça.

2- Fotos em grupo

Em geral, os alunos se organizam de acordo com as afinidades durante o curso, mas é preciso ter atenção para que os grupos tenham o mesmo número de pessoas para manter o padrão nas fotos. O fotógrafo deve manter o mesmo enquadramento em todos os retratos. 

3- Foto de turma

A foto da turma reúne todos os formandos, muitas vezes usando becas. Nesse momento, é preciso que o estúdio tenha um fundo amplo coberto pelo tecido. É preciso criar fileiras com a turma, a fim de encaixar todos no espaço, mas elas devem ter um número semelhante para manter o padrão. 

Se a ideia é dar mais destaque para a foto da turma, fazendo com que ela ocupe duas páginas do convite, o ideal é que os formandos sejam separados em dois grupos: aqui, é possível deixar um espaço de 1,5 entre eles ou fazer as fotos separadas. Isso é importante para que ninguém fique “cortado” pela dobra da página. 

Estilos de foto padrão em ambiente externo

As fotos externas costumam ser feitas para aproveitar as paisagens na criação dos convites. Elas podem ser feitas na própria universidade ou em locais conhecidos pela beleza. Nesses casos, é preciso ter atenção para utilizar espaços que permitam a realização de fotos sem elementos estranhos, como carros, animais e pessoas que não fazem parte do grupo.

Essas fotografias costumam ter um enquadramento mais amplo, normalmente com 1 a 2 metros nas margens, exatamente para aproveitar a paisagem. Os tipos usados são os mesmos daquelas em estúdio (individuais, em grupo ou em turma) e seguem, basicamente, as mesmas indicações.

O principal ponto de atenção trata das fotos individuais, pois não permitem recortes. No caso das imagens com moldura, o mais comum é o foco aproximado com corte de partes do corpo.

Porém, as fotos amplas também são bastante utilizadas para a inclusão de textos no plano de fundo. Para isso, o formando fica em um dos cantos, fazendo com que sobre espaço suficiente nas laterais. 

Dicas para os formandos

Finalmente, os formandos devem se preparar para esse dia. Procure roupas com antecedência, principalmente se a turma combinar um padrão que deverá ser seguido. Ao se arrumar, garanta que você está confortável para que se sinta melhor nas fotos.

Para conseguir descontrair e afastar a timidez, pense em quanto esse momento é especial e aproveite para se divertir com a turma. Isso trará mais naturalidade e ajudará a criar fotos para convite de formatura incríveis!Curtiu essas dicas? Se você quer mais ideias e inspirações, confira agora alguns modelos de convite!


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp
Powered by