green-chameleon-21532-unsplash
Postado em 21 de fevereiro por Alpha

Dicas para estudar: técnicas para foco, concentração e memória!


Nosso mundo é repleto de distrações. Tudo ao nosso redor acontece de forma super acelerada, em geral levamos rotinas agitadas. E em meio a tudo isso ter concentração para estudar […]


Nosso mundo é repleto de distrações. Tudo ao nosso redor acontece de forma super acelerada, em geral levamos rotinas agitadas. E em meio a tudo isso ter concentração para estudar e trabalhar pode ser desafiador. E por isso hoje decidimos explorar dicas para estudar, técnicas e ferramentas.

Com um dia a dia corrido, o tempo dedicado aos estudos precisa ser produtivo. E é possível conseguir isso, esteja você no começo do curso ou perto da sua formatura!Confira abaixo nossas técnicas, recomendações e dicas para estudar mais, melhor e com mais foco:

3 técnicas e dicas para estudar (+1 bônus!)

Dividimos as técnicas em 4 pontos fundamentais: concentração, foco/produtividade, memorização e organização. Com práticas específicas você consegue equilibrar esses 4 pilares e garantir que seus estudos rendam muito. Veja:

#1 Concentração: técnica de respiração

Manter a concentração nas leituras, aulas e estudos pode ser um desafio para muitos. A ansiedade é uma das maiores vilãs do nosso foco e bem estar nos dias de hoje. Então, é preciso procurar formas de amenizar isso.

Com uma pequena pesquisa na internet você terá a prova real de que existe algo elementar para a sua concentração… Sua respiração.

Por isso, a primeira de nossas dicas para estudar consiste em uma técnica de respiração que você deve praticar antes de estudar ou quando não conseguir se concentrar.

Passo a passo

  • Feche os olhos e respire naturalmente para dar início à técnica
  • Feche a boca sem encostar os dentes
  • Inale levantando os braços lateralmente de forma sutil
  • Dobre os cotovelos e aproxime suas mãos dos seus ouvidos
  • Usando os indicadores e polegares, pressione suavemente sua orelha (na região do brinco)
  • Inale lenta e profundamente pelo nariz
  • Exale devagar e de forma contínua
  • Repita o processo, o som da respiração deve diminuir suavemente durante a expiração
  • Pratique a técnica por cerca de 5 minutos

Essa é uma das técnicas Bhramari Pranayama da yoga, amplamente utilizada para conter ansiedade, auxiliar no sono e na concentração. Vale aplicar isso no seu dia a dia, não só na hora de estudar!

BÔNUS

Sabemos que as tecnologias não são o motivo da nossas distrações, mas sim o mal uso delas. Por isso, recomendamos aqui uma ferramenta para estudo que busca conciliar seu foco com o seu celular. O aplicativo Forest permite o bloqueio de acesso das redes sociais do seu smartphone durante o período estipulado por você para manter o foco.

E o melhor de tudo é que toda vez que você fecha o período sem abrir as redes, você não apenas planta uma árvore em seu jardim no jogo, mas também na vida real. O aplicativo tem parceria com uma organização que realiza essa ação fantástica.

Apresentação de TCC: Guia completo para garantir a melhor nota

#2 Foco e produtividade: alimentação, distribuição do tempo e ambiente

Para foco e produtividade, selecionamos 3 fatores e influencia direta: sua alimentação, a forma como você usa seu tempo e o ambiente em que estuda.

Alimentação

Se você não estiver alimentado(a) e hidratado(a), possivelmente não conseguirá estudar com a mesma disposição. E se conseguir, pode ser que não memorize tão bem o conteúdo.

Por isso, recomendamos um cardápio balanceado para garantir energia suficiente para sua rotina. Sem exagerar em carboidratos “ruins” (doces e massas gordurosas), porque esses alimentos nos tiram a disposição.

Muitas pessoas gostam de comer chocolate porque sentem um “pico” de produtividade em seguida. Esse pico é real, mas depois dele há uma queda que não compensa. Você pode continuar com seu chocolate, mas saiba que existem opções melhores!

Tempo

Organizar a agenda em função das prioridades é fundamental. Com certeza você tem diversas matérias para estudar. E nada pior do que aquele desespero quando a matéria acumula e as provas se aproximam, certo?

Então, nossa dica é investir muito na organização da agenda do seu tempo. Só assim será possível conseguir fazer tudo.

Uma de nossas dicas para estudar, pensando no gerenciamento do tempo, é a imposição de metas diárias. Seja de leitura, capítulos e aulas estudadas, etc.

dicas para estudar

Distribua suas metas por prioridade, liste as tarefas do dia, “cortando” seus afazeres. Isso garantirá mais disposição para você.

Explore sua agenda conforme seu ritmo. Se você prefere estudar as matérias que tem mais facilidade antes, faça isso. Caso contrário, alterne as disciplinas para não perder o ritmo.

Ambiente

O ambiente em que você estuda influencia (e muito) a produtividade dos seus estudos. Sugerimos que a mesa não fique muito cheia, para não te distrair. Não se esqueça de se sentar corretamente. Sua postura influencia na respiração, e você precisa respirar direitinho para ter disposição!

Além disso, nossa dica é que, ao sentir que não está mais conseguindo focar no estudo, faça pequenas pausas para organizar o ambiente, sair um pouco dele e caminhar, etc.

Como fazer um discurso de colação de grau: passo a passo

#3 Memorização: leitura, anotações e resumos

Por fim, mas não menos importante: a memorização do conteúdo estudado. Esse fator é um dos mais importantes para sua produtividade.

Muitos estudantes reclamam que mesmo estudando com muito foco, concentrando-se nas aulas e se empenhando de maneira geral, ainda sim não conseguem memorizar todo o conteúdo.

Sua memória passa por etapas e diversos fatores, externos e internos, influenciam esse processo. Sendo alguns deles:

  • Desinteresse pelo conteúdo, angústia ao estudá-lo
  • Falta de revisão
  • Falta de foco, fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo

Esses são os 3 fatores mais importantes para garantir que sua memorização melhore sem precisar fazer nada elaborado. Basta focar em fazer uma coisa por vez, com auxílio de ferramentas e técnicas de respiração. E também focar na revisão do conteúdo, buscando encontrar mais entusiasmo com isso.

Afinal, quanto mais você estudar e dominar o conteúdo, mais rápido você “se livra” dele!

E por falar em revisão, esse é outro ponto muito importante para que você sintetize e consolide o estudo na sua mente.

Revisões e resumos devem ser feitos mais de uma vez. No mesmo dia da aula, na mesma semana e até um mês depois. Daí a importância de usar os resumos como “ferramenta”.

agenda do formando
Aproveite e baixe nosso material grátis

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp