apresentação de TCC
Postado em 8 de novembro por Alpha

Apresentação de TCC: Guia completo para garantir a melhor nota


Depois do enorme e trabalhoso desafio de concluir seu trabalho de conclusão de curso, chega a hora de encarar outro desafio: a apresentação dele! Muitas pessoas temem o momento da […]


Depois do enorme e trabalhoso desafio de concluir seu trabalho de conclusão de curso, chega a hora de encarar outro desafio: a apresentação dele! Muitas pessoas temem o momento da apresentação do TCC mais do que qualquer outro desafio da graduação. Veja nosso guia completo para garantir a melhor nota.

Mas para te ajudar, preparamos este material que é um guia completo de orientação a formandos para apresentação de TCC. Aqui, você encontrará:

  • Dicas gerais sobre apresentação de TCC
  • Como montar um roteiro para apresentação
  • Dicas de oratória – fala e postura
  • Vestuário – como se vestir para a apresentação

Preparados? Confira e garanta que sua apresentação tenha a melhor nota, a nota que você merece!

Sobre a apresentação do TCC: algumas dicas gerais

A apresentação do TCC pode ser desafiadora para alguns formandos porque requer deles a capacidade de descrever e defender ao longo de 10 ou 20 minutos um trabalho que foi desenvolvido ao longo de meses.

Falar em público já pode ser conflituoso para alguns, quem dirá na situação de pressão que é a da conclusão do curso.

Porém, o que muitos formandos esquecem (e não devem esquecer!) é que a apresentação do TCC consiste em, nada mais, nada menos, do que provar à banca que foi você quem fez o trabalho (descrevendo-o) e de que, por isso, é capaz de sanar eventuais dúvidas sobre ele.

Afinal, os avaliadores da banca já terão lido seu trabalho, então você pode se poupar de se perder nos conceitos básicos e ir direto ao seu objetivo: provar seu ponto com o TCC.

Procure enxergar dessa maneira, e garantimos que você se sentirá tranquilizado(a).

Além disso, algumas recomendações importantes que vão te dar mais segurança:

  • Assista a outras apresentações e bancas
  • Leia seu trabalho muitas vezes
  • Faça anotações importantes em todas as apresentações que assistir
  • Concilie seus slides com roteiro
  • Construa slides com pouco texto
  • Alterne slides de texto com texto + imagem
  • Leve seu conteúdo digital de apoio em mais de uma mídia, caso ocorra algum problema técnico
  • Não leia os slides, pois isso te tira pontos
  • Não perca o timing, isso também te tira pontos

Agora, vamos falar sobre as dicas mais práticas para o grande dia. Começando pela criação de um roteiro de apresentação, porque você simplesmente precisa de um. Isso guiará você do começo ao fim! Confira:

Como montar um roteiro de apresentação do seu trabalho

O roteiro de apresentação de TCC basicamente será seu guia de discurso na hora de defender sua tese e apresentar seu trabalho. Com essas dicas, você conseguirá organizar perfeitamente seu discurso dentro do tempo correto.

Por isso, começamos com falando sobre a divisão do tempo na dica 1.

#1 Divida o tempo

A dica é que o tempo de apresentação seja dividido em blocos de informação por tempo. Com maior foco na parte da hipótese, metodologia e resultados. Por exemplo:

Contextualização (ou apresentação) → Problema → Objetivos gerais e específicos → Hipótese →  Metodologia → Resultados → Conclusão

Note que essa é, basicamente, a estrutura do seu TCC. Agora, basta criar seu roteiro com blocos de informações centrais para cada etapa.

COMO FAZER UM DISCURSO DE COLAÇÃO DE GRAU INESQUECÍVEL

#2 Construa blocos de informação para a sequência lógica-temporal da apresentação

Com base na sequência lógica-temporal do seu roteiro e do seu TCC, construa blocos de informações mais relevantes para comprovar seus pontos em cada etapa da apresentação.

Este é um momento importante porque você deverá revisar seu roteiro várias vezes, garantindo que sua escolha de informação foi a melhor para o seu objetivo na apresentação.

Lembre-se da dica inicial: não foque nos detalhes básicos, vá direto ao ponto!

#3 Slides de apoio

Um detalhe importante e que pode ser considerado um erro muito básico e comum é errar na hora de usar os slides de apoio. É fundamental que eles sejam visualmente práticos e somente dêem suporte ao seu discurso.

Sem slides repletos de texto. Garanta que cada um alterne espaços entre texto e imagem.

Um outro detalhe importante é que, você pode trazer pelos slides informações complementares ao seu discurso, não somente informações que você já mencionou e pretende reforçar com slide.

#4 Conclusão

Atente para não dar “ponto sem nó”. Com muito ensaio e preparo, você estará seguro para não se confundir no desenvolvimento do discurso e assim chegará a conclusão com muita objetividade.

Dicas de Oratória: fala e postura

Você já deve saber a dica que vem agora: ensaie! Você precisa ensaiar muito. Sozinho(a), com amigos, colegas, familiares, professores. Ensaie o máximo que puder.

Além disso, uma outra dica que garante a sua segurança na hora da fala é dominar perfeitamente o conteúdo do TCC.

Sua postura deve ser exatamente essa: de confiança. Quando chegar sua vez, cumprimente os avaliadores, apresente-se e apresente seu orientador. Não perca mais tempo: avance na apresentação.

A recomendação é que, ocasionalmente, você transite pelo tablado, gesticule e fale de forma “interativa”, como se estivesse dando uma aula.

Procure não ficar olhando para o professor (ou qualquer pessoa em específico). A ideia é que você transmita a confiança de que está falando diretamente com aquele público.

Se preciso, ensaie também com mais do que uma pessoa. Quanto mais você ler seu trabalho e ensaiar seu roteiro, mais segurança você terá!

COMO ESCOLHER OS HOMENAGEADOS DA COLAÇÃO DE GRAU: 4 DICAS

Vestuário –  como se vestir para a apresentação do TCC?

Assim como os outros pontos, o vestuário também deve ser planejado com antecedência para não ter dor de cabeça. Você precisa estar apresentável, isso é fato. Mas, como cada situação varia muito, separamos recomendações gerais que valem para qualquer contexto de apresentação de TCC:

  • Roupas de cores discretas
  • Não use roupas sem cortes e cores informais
  • Se não for o caso de ter necessidade de roupa social, opte por algo casual porém elegante (calça jeans escura e camisa, no caso dos homens, por exemplo)
  • Evite botas, sapatos de salto e tênis
  • Opte por roupas que não façam barulho/tenham enfeites pendurados etc.
  • Evite perfumes muito fortes

Conclusão…

Siga nossas dicas, prepare-se da melhor forma, ensaie quantas vezes precisar, conte com o apoio de seus orientadores e colegas, mantenha a calma e tudo vai dar certo!

Esperamos ter ajudado!

Gostou? Então compartilhe com seus colegas!

Aproveite e baixe nosso Top 10 Convites de Formatura. Temos certeza que você irá amar!

top 10 convites de formatura
Baixe nosso material gratuitamente.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp