buffet-3916974_640
Postado em 11 de abril por Alpha

Como escolher o buffet de formatura com 4 dicas (da pesquisa ao planejamento!)


Confira todas as nossas dicas para escolher buffet de formatura, cardápio e muito mais. Nossas dicas vão das pesquisas ao planejamento e escolha. Veja!


A escolha do buffet de formatura vai muito além de selecionar e negociar com uma empresa! Diversos detalhes fazem parte dessa etapa da formatura: cardápio, lista de convidados, decoração das mesas e ambientes, luzes, etc.

Por isso, fizemos esse material em formato de guia com dicas para te ajudar na hora de escolher o buffet de formatura. Desde dicas para o planejamento até para escolher a empresa certa, você encontrará tudo abaixo. Confira:

O que levar em consideração ao escolher o buffet de formatura?

buffet de formatura

Na hora de iniciar as pesquisas e orçamentos, a comissão deve considerar alguns fatores antes de incluir empresas na planilha de orçamentos:

  1. Quantas pessoas serão servidas: para analisar os cardápios viáveis financeiramente em função da quantidade além de outros detalhes
  2. O que servir: terão opções para pessoas com restrição alimentar? O cardápio será “integrado” ao tema da festa e da decoração? Quais serão os pratos?
  3. Tema da decoração: a turma vai optar por decorar o ambiente de que forma? Desejam diferenciais nas mesas?
  4. Infraestrutura do local: a empresa escolhida precisa atender aos fatores acima, então a capacidade e infraestrutura do local é um fator a se considerar nas buscas!
  5. Serviços oferecidos pela empresa de buffet de formatura: também é preciso analisar quais serviços a empresa de buffet oferece para poder planejar toda a festa, integrando todos os detalhes acima.

→ [BLOG] Convites de formatura: acabamentos, modelos e dicas

E já que falamos tanto de detalhes, vamos mais a fundo em alguns deles, veja:

Como e quando planejar a escolha de todos os detalhes?

buffet de formatura

Em nossa Agenda do formando e também no nosso Guia completo sobre formatura, indicamos que as pesquisas de empresas de buffet comecem a ser feitas. Isso garantirá tempo hábil para estender as buscas e encontrar a melhor opção.

O momento de planejar a festa de formatura deve ser feito com base nos planejamentos anteriores, incluindo as estratégias para arrecadar dinheiro, a quantidade de formandos, previsão de datas, etc.

Em relação aos detalhes do buffet para o jantar de formatura, a comissão precisa focar nos seguintes tópicos:

  • Proposta e tema do evento, geralmente feita em harmonia com os convites de formatura;
  • Pratos de entrada, principal e sobremesa
  • Bebidas
  • Decoração específica das mesas
  • Divisão das mesas por formando e convidados
  • Serviços necessários e se são incluídos nas opções de empresa escolhidas (iluminação, materiais de decoração, garçons, cerimoniais, etc.)

É comum que empresas de formatura ofereçam opções de buffet para a turma, direcionando as pesquisas. Mas é interessante também procurar referências com outras turmas e formandos.

Além de ser completamente indispensável procurar sobre a reputação da empresa no mercado!

Como escolher a empresa certa e de confiança?

Com base em tudo que falamos até agora, fica mais fácil criar um “filtro” para a escolha da empresa certa. Por exemplo, a comissão deve levar em conta, primordialmente, 2 fatores:

  • Serviços oferecidos e proposta de contrato negociado
  • Reputação, avaliações e confiança da empresa no mercado.

Em função disso, as pesquisas serão direcionadas para opções confiáveis e viáveis financeiramente para atender às expectativas da turma para a festa.

→ [BLOG] Empresas de convite de formatura: 4 cuidados que você deve ter ao escolher!

Além disso, é importante atentar para as opções de cardápio. Por isso a turma deve ter um ideia prévia do que deseja servir.

As empresas costumam oferecer pacotes em que se pode alterar alguma coisa ou outra. Então, saber de antemão o que é ou não uma opção considerada pra turma agiliza tudo!

Na hora da escolha, a turma deve, sem falta, visitar os lugares, analisar com calma a infraestrutura e, é claro, solicitar a degustação do cardápio.

2 dicas e ideias para escolher o cardápio e o tema de decoração!

#1 Petiscos de entrada: finger food ou opções tradicionais

buffet de formatura

A escolha entre opções mais “modernas” como as finger foods ou as tradicionais depende do tema do evento. Se for um coquetel, mais festivo do que “sério”, a opção mais moderna cai bem.

As festas de formatura tradicionais geralmente optam pelos petiscos frios ou os clássicos salgados como canapés etc.

→ [BLOG] 20 fotos de decoração de formatura para te inspirar!

#2 Pratos principais

A escolha do prato principal vai bem mais da empresa do buffet de formatura do que da turma, já que em geral são oferecidos pacotes. A turma deve escolher o pacote que combine mais com os outros pratos.

O desafio das turmas não é nem esse! Mas sim achar uma opção que possa agradar a todos os convidados e formandos.

Por isso, muitas vezes as turmas optam pelas opções tradicionais: massas, carnes, etc. E nesses casos, a turma pode “diferenciar” nas guarnições, que são os acompanhamentos.

Ilhas de comida

Uma tendência nas cerimônias é a ilha de comida. Geralmente, as turmas escolhem ilhas com tipos de comida diferentes, para poder atender a todos os gostos.

Por exemplo, fazendo uma ilha da comida japonesa e outra de comida tipicamente brasileira. Ou mesmo de fast food, ou italiana, etc.

Agora que você conferiu todas as dicas para escolher o buffet de formatura sem dor de cabeça, te convidamos a baixar a nossa planilha de orçamento para a comissão.

planilha de orçamento para comissão de formatura


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp