Modelo de Convite de Formatura
Postado em 8 de novembro por Wesley Vieira

O que tem em um convite de formatura?


“O que tem em um convite de formatura?” é uma das perguntas mais frequentes. Por isso preparamos um artigo completo com todas as páginas, fotos, acabamentos e textos. Já pode […]


“O que tem em um convite de formatura?” é uma das perguntas mais frequentes. Por isso preparamos um artigo completo com todas as páginas, fotos, acabamentos e textos. Já pode ir criando um check list aí com todas as coisas que você e a sua turma vão precisar.

O início de tudo

Primeiramente é preciso pensar na ponte entre a empresa de convites e a sua turma, ou seja, uma reunião onde a comissão de formatura juntamente com o representante vão decidir algumas coisas. Nesta reunião escolhe-se os acabamentos, tamanho, quantidade de páginas, entre outras coisas.

Depois de tomar essas decisões e receber o orçamento, é chegado o momento de conhecer mais a fundo as etapas do convite. Além disso, aqui a comissão passa a ter contato com o designer e tudo a ser criado nasce nesse momento.

Agora se prepare que a parte técnica vem aí!

Vamos juntos em uma caminhada detalhada de fora para dentro e responder juntos: O que tem em um convite de formatura?

Capa

A capa é uma das primeiras coisas em que pensamos, pois ela é na maioria das vezes o primeiro contato que o seu convidado terá com o convite, portanto ela precisa chamar a atenção.

Na capa são inúmeras possibilidades de combinações, cores e acabamentos. Tudo vai depender da escolha da turma e de como o designer vai executar a ideia. Para termos uma ideia de quão amplas são as combinações, como por exemplo:

Abertura

  • Capa com uma abertura;
Capa uma abertura do Convite de Formatura
Modelo de Capa com 1 abertura
  • Capa com duas aberturas.
Capa duas aberturas do Convite de Formatura
Modelo de Capa com 2 aberturas

Acabamentos gráficos

Cores

A jornada pelo interior do convite de formatura

O “miolo” do convite de formatura é sempre bem subjetivo, pois cada turma pode escolher mais ou menos acessórios. Outra coisa que pode interferir no resultado final são os diferentes estilos que são definidos pelo curso ou simplesmente pelo gosto estético. Mas, é isso que faz cada convite ser pessoal e único.

Nos próximos tópicos, vou te apresentar todo o conteúdo do miolo de um convite de formatura. Lembrando que tudo isso depende da quantidade de páginas adquiridas na hora de fechar o contrato.

Capa do bloco

Ela funciona como uma abertura para o convite. Traz na maioria das vezes a mesma arte da capa com algum tipo de acabamento. Pode ser usada como uma capa mole personalizada, com a foto do formando e sua mensagem individual. Além de ser uma das páginas mais bonitas esteticamente falando, ela ainda tem a função técnica de manter todas as páginas do miolo juntinhas, dando um acabamento mais profissional.

Modelo de Capa do Bloco
Modelo de Capa do Bloco

Vegetal Personalizado

Logo em seguida é possível inserir um vegetal personalizado. No início os formandos escolhem colocar uma foto deles quando criança no vegetal sobrepondo a foto de formatura com a roupa da profissão. Essa página não é uma regra fixa, porém causa um efeito emocional super legal para quem recebe, como uma espécie de linha do tempo.

Página personalizada

Se você não usou a capa do bloco como página personalizada, o momento é esse. Ela é feita em papel especial color plus, que possui um efeito perolizado. Na frente vai a foto do formando junto da mensagem individual e no verso pode variar entre fotos com pessoas queridas, momentos especiais ou quem sabe uma foto de turma.

Essa página é o lugar ideal para personalizar seu convite e deixar com a sua cara, capriche na mensagem individual e arrase na foto.

Vegetal Padrão

Essa é uma página que pode ser usada de diferentes formas como por exemplo: a fachada da faculdade, brasão, assinatura de todos os alunos da turma ou qualquer outra arte que possa somar ao resultado final de um convite incrível. O efeito dos vegetais dentro do convite é super bonito e causa um efeito delicado, um alívio visual e sensorial.

Vegetal Padrão com o símbolo do curso impresso
Vegetal Padrão com o símbolo do curso impresso

Páginas de Agradecimento

As páginas de agradecimentos são essenciais e indispensáveis para a construção do convite. Dependendo da quantidade de páginas escolhidas pela comissão, podemos inserir vários agradecimentos como por exemplo, aos pais, aos que amamos, aos ausentes, a instituição, a Deus e aos mestres. Uma página pode ser reservada para cada agradecimento ou distribuir os diferentes agradecimentos em uma mesma página.

A gratidão contribui para se alcançar um resultado final bonito e com sentido emocional.

Exemplo de página com agradecimentos
Exemplo de página com agradecimentos

Veja também – Mensagem para convite de formatura – 6 dicas + 30 exemplos para você se inspirar

Fotos em Grupo

Chegamos a uma das partes mais divertidas do convite, a foto em grupo. Aqui é o lugar onde o seu “squad” formado durante os anos letivos aparecem juntos para guardar de recordação.

Os diferentes grupos se dividem e ocupam páginas inteiras dentro do convite. Tudo isso é uma preparação para o que vem logo depois, a foto da turma.

Foto de Turma

Logo após vem a clássica foto da turma, ocupa uma página inteira ou até mesmo um pôster, com uma panorâmica linda demais preparada pela sua empresa de fotografia.

Pode ser a famosa foto de preto, com beca ou quem sabe uma foto bem despojada em confraternização. Aqui vale tudo, desde que a turma toda esteja reunida

Mensagem da comissão

Nos aproximando da reta final do convite, a mensagem da comissão é muito importante, afinal sem ela nada teria acontecido da maneira que foi. Foi a comissão de formatura que intermediou os processos de criação, tomou decisões baseadas em um bem maior, além de todas as outras funções para uma formatura perfeita.

Nesta página a mensagem vai acompanhada da foto da comissão, tudo para eternizar a equipe responsável por esta tarefa árdua de organizar uma formatura.

Mensagem Final

No fim do convite nada melhor que uma mensagem de agradecimento. Expressar gratidão é sem dúvidas a melhor forma de fechar um ciclo. Então capriche na mensagem e feche seu convite com chave de ouro.

Página com mensagem final.

Confie no processo

Se você chegou até aqui, pode ter tido a impressão de que as coisas são difíceis, mas preciso esclarecer alguns pontos. Toda a jornada é acompanhada de perto, com pessoas capazes de tirar todas as dúvidas, ajudar nos processos e fazer com que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Desse modo, os formandos junto com a empresa seguem em cronograma com datas definidas para que tudo seja feito dentro do prazo. Assim os convites irão chegar na data para a entrega. Então, por mais que pareça complicado no início, confie no processo.

Escolha uma empresa qualificada

A formatura exige a contratação de vários serviços e para que tudo funcione corretamente e com a menor chance de erro possível, as empresas precisam ser sérias e confiáveis.

Cumprir prazos é necessário e oferecer qualidade é primordial. Com os convites de formatura não é diferente, afinal o convite de formatura é uma lembrança física que precisa durar uma vida.

A Alpha Convites possui mais de 27 anos de experiência no setor gráfico. Trabalha com tecnologia e inovação e tem como meta atender de forma satisfatória as faculdades, turmas e comissões.

Afinal, não importa qual seja a sua ideia, a Alpha oferece a oportunidade de tirá-la do mundo das ideias e fazê-las reais.

Chegou até aqui? Que tal aproveitar e baixar um ebook gratuito com 10 modelos de convites incríveis para você se inspirar e já ir bolando o convite perfeito para a sua formatura, é só clicar no botão abaixo.

top 10 convites de formatura
Baixe agora nosso ebook gratuitamente

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp