Formando comemorando a formatura
Postado em 20 de agosto por Alpha

Preparação para festa de formatura — tudo o que você precisa saber


Em meio ao TCC, às provas finais, às atividades extracurriculares e aos trabalhos, é de se esperar que a preparação para festa de formatura fique em segundo plano em determinados […]


Em meio ao TCC, às provas finais, às atividades extracurriculares e aos trabalhos, é de se esperar que a preparação para festa de formatura fique em segundo plano em determinados momentos. 

No entanto, é extremamente importante que a organização desse evento tão esperado pelos alunos ocorra com antecedência.

Há turmas que já iniciam o curso formando a comissão de formatura e planejando meios de arrecadar dinheiro para a festa, outras, deixam para o fim.

A última opção é perigosa, pois pode prejudicar o sucesso do evento. Portanto, é mais seguro se preparar com antecedência.

Como organizar a preparação para festa de formatura?

Para te ajudar a se situar, separamos algumas dicas sobre cada um dos itens que devem ser definidos para que a preparação para festa de formatura saia de acordo com o planejado. Confira! 

Comissão de formatura

O primeiro passo é formar a comissão de formatura, que é o grupo que representa todos os alunos e é responsável por toda a preparação para festa de formatura.

Entretanto, embora a comissão resolva todas as questões acerca do evento — como ter ideias de como angariar recursos e buscar bons fornecedores —, as decisões são tomadas em grupo. 

Por meio de reuniões, as alternativas são avaliadas e toda a turma participa da votação que, de fato, define as questões abordadas.

O número de membros da comissão de formatura varia de acordo com a quantidade de alunos do curso e, ainda, são distribuídos cargos (presidente, vice, secretário, tesoureiro, etc) para que cada um esteja ciente de sua função. 

Lista de convidados

A lista de convidados impacta diretamente no orçamento e no tamanho do evento. Dessa forma, é preciso defini-la o quanto antes para que se possa ter uma noção do número de pessoas que estarão presentes na festa. 

Obviamente, com o decorrer do tempo, a lista poderá sofrer alterações. Porém, é necessário ter um número médio desde o início para que o planejamento inclua a todos e esteja pronto para essas variações. 

Arrecadação de dinheiro

O custo atrelado a esse tipo de evento é alto e, por esse motivo, a organização financeira é fundamental. 

Primeiramente, é necessário fazer uma pesquisa para ter noção do investimento que será realizado.

Após isso, o valor das mensalidades individuais deve ser definido.

Mas, além das mensalidades, há outros meios de angariar recursos para o fundo de formatura. 

Cervejadas, rifas e bazares são excelentes alternativas para conseguir dinheiro para a preparação da festa de formatura.

Data e local

A data e o local em que a festa de formatura será realizada são fatores cruciais que norteiam toda a organização do evento.

Ainda que a colação oficial fique a cargo da faculdade, a turma tem a opção de planejar uma colação comemorativa e ter a liberdade de escolher a data da festa, mediante a disponibilidade do local e o orçamento estabelecido.

Como o período de formatura é demasiadamente concorrido, é necessário definir esses pontos antecipadamente, especialmente se houver um fornecedor específico como foco.

Essa é uma decisão que deve ser tomada durante uma reunião com todos os alunos e também deve levar em consideração outros eventos que circundam a formatura, como o jantar dançante. 

Decoração

Geralmente, a decoração da festa traz elementos que remetem ao curso, como cores e até mesmo objetos. 

Porém, não há regras. Na verdade, a maior dificuldade nesse quesito é fazer com que todos estejam de acordo com a escolha. 

As reuniões podem ser um tanto quanto calorosas, mas, no final, as melhores decisões serão tomadas através do diálogo.

Buffet

Normalmente, os buffets oferecem mais de uma opção de entrada, prato principal, sobremesa e petisco, além de retirar e incluir itens segundo o desejo do cliente.

Logo, escolher o que será servido tende a ser uma tarefa um pouco mais simples. O principal é definir qual é a proposta do evento: formal, com o jantar sendo servido à mesa, ou informal, com os próprios convidados se servindo?

Dentro do buffet também são incluídas as bebidas, como água, refrigerante, suco e alguns alcoólicos, como vinho e cerveja. Para drinks, é preciso contratar um serviço de bar.

Atrações

Para que a comemoração seja inesquecível e divertida, as atrações são indispensáveis. Portanto, investir em entretenimento é fundamental. 

Contratar um DJ ou uma banda para agitar a festa e apostar em itens como cabines fotográficas, lounges e adereços para os convidados certamente fará muito sucesso!

Ainda, o valor extra arrecadado nos eventos citados acima podem ser usado para contratações de atrações adicionais.

Foto e filmagem

Ainda que atualmente todos tenham celulares e câmeras, ter a festa registrada pelas lentes de um profissional é outro nível.

Fora que, dessa maneira, as pessoas poderão se preocupar mais em aproveitar a festa do que em tirar fotos. 

Então, contratar uma equipe qualificada para eternizar a comemoração dessa grande conquista é essencial. 

Lembrancinhas

As lembrancinhas são objetos especiais que remetem a esse dia tão marcante.

Apesar de haver muitas opções no mercado, o mais interessante é optar por um item que tenha a ver com o curso e, se possível, personalizá-lo.

Dessa maneira, sempre que ele for usado ou visto trará a memória desse momento único na vida de um estudante.

Vale ressaltar que esse é um dos poucos itens da preparação para festa de formatura que podem ser decididos individualmente por cada formando. 

Convites

Os convites de formatura são, literalmente, o início da festa, então é importante que eles transmitam um pouco do que será o evento.

Além disso, ele também será uma lembrança eterna, tanto da conquista em si quanto do momento vivido.

Na era digital, onde tudo é virtual, frio e distante, receber um convite impresso e personalizado em mãos faz toda a diferença.

Pode-se dizer até mesmo que, ironicamente, gera uma conexão diferenciada. 

Portanto, vale a pena investir nesse item tão importante, capaz de refletir toda a emoção que a realização da festa carrega.

Afinal, é emocionante se dedicar em prol de um objetivo por 4, 5 ou 6 anos e, finalmente, alcançá-lo.

Personalize o seu sonho conosco!

A Alpha Convites trabalha com você na construção do seu sonho. 

Entendemos a importância desse momento e nos colocamos à disposição para prestar todo o suporte necessário, além de garantir uma entrega de qualidade dentro do prazo estipulado. 

Nos apresente a sua ideia e a desenvolva com a gente! Entre em contato e lembre-se: recordações são eternas.

Top 10 Convites de Formatura
Baixe nosso Top 10 e inspire-se mais!


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp