Modelos de Convites de Formatura
Postado em 10 de setembro por Alpha

Tudo que você precisa saber para escolher o seu convite de formatura


“Modelos de convites de formatura temáticos, clássicos ou modernos levam toda a identidade da turma, entenda o que se encaixa na sua turma“ Convites são importantes  Formaturas são momentos únicos, […]


Modelos de convites de formatura temáticos, clássicos ou modernos levam toda a identidade da turma, entenda o que se encaixa na sua turma

Convites são importantes 

Formaturas são momentos únicos, afinal qual é a probabilidade de você se formar novamente? Ok. Há possibilidades de isso acontecer, mas vamos aproveitar as oportunidades que nos são dadas no momento. 

A festa de formatura, escolher a roupa ideal para o baile, a colação de grau… Tudo faz parte de um longo processo que ficará registrado para sempre na memória, em fotos, vídeos e em seu convite de formatura. 

O convite de formatura é algo que não pode ser deixado de lado. Dessa maneira, levar um convite e convidar as pessoas que você ama para celebrar com você uma conquista tão valiosa e significativa não tem preço. 

Os tempos são outros, a tecnologia tem ganhado um espaço gigante em nossas vidas, mas há coisas que não podem ser substituídas, e o convite de formatura ainda precisa ser aquele conjunto de páginas cheio de fotos, mensagens e acabamentos incríveis. 

Modelos ideais, todo mundo tem o seu! 

Sempre haverá um convite preferido, um modelo que salta aos olhos. Talvez possa parecer um pouco difícil escolher o convite ideal, ainda mais quando os modelos de convites de formatura são para toda a turma. Dessa forma, agradar um grupo de pessoas não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. 

Não há regras quando o assunto é criatividade, portanto o design do convite não precisa ser algo engessado. Além disso, tudo vai depender do perfil da turma e de como ela quer ser enxergada pelas pessoas que receberão os convites. 

Se você não sabe ainda para onde correr ou onde se inspirar, vou te mostrar as três estéticas mais usadas nos modelos de convites de formatura. Portanto, aqui você vai poder usar uma delas como base para escolher o modelo ideal e depois deixar a criatividade fluir na escolha dos acabamentos que vamos abordar mais adiante neste post. 

O design do seu convite 

Convites clássicos ou tradicionais

São convites que possuem cores típicas do curso como por exemplo o branco para a área da saúde. São repletos de arabescos, artes de pintores medievais famosos… As fontes são sempre rebuscadas, cursivas e repleta de floreios. Por certo, sua principal característica é não ousar muito em cores fortes, optando por cores sóbrias  e discretas. 

Convites Modernos

Aqui quase não existe um limite. As cores podem ser diversas, as artes podem ir de colagens a artes abstratas e a combinação de acabamentos é bem vasta. Essa linha de design permite brincar um pouco mais com os gostos do designer sem perder a identidade da turma. 

Convites Conceituais

É aqui que os cursos que trabalham com a criatividade como moda, design e propaganda e artes em geral pode sentir o vento da liberdade de expressão batendo no rosto. A turma pode escolher algum tema específico e trabalhar em cima dele para criar uma identidade visual exclusiva.

Só lembrando que não existe nenhuma regra específica, portanto inspire-se nestas dicas mas não se apegue a elas. 

De fato, agora que você já tem uma noção dos estilos dos convites, abra sua mente que vamos passar para os acabamentos que pode trazer ainda mais beleza ao seu convite. 

Os acabamentos mudarão o resultado final do seu convite. 

Certamente, é possível escolher diversos acabamentos para deixar os convites ainda mais incríveis e o mais legal, é que eles podem ser combinados no mesmo layout e juntos criarem uma harmonia única. 

Hot Stamping

O hot stamping talvez seja o acabamento mais usado nos convites. Visto que, ele proporciona um toque luxuoso com cores metálicas em letras, brasões, símbolo do curso ou detalhes e comumente vem acompanhado do próximo acabamento, o verniz UV local. 

Convite de Formatura de Medicina
Hot Stamping no Brasão/Nome do Curso

Verniz UV Local

Um acabamento que também sempre marca presença em nossos convites. Sendo assim, ele dá destaque em coisas importantes e deixa um efeito de brilho sobre letras, detalhes e padrões de fundo. 

Convite de Formatura de Medicina
Verniz Localizado nos detalhes da capa

Verniz UV Texturizado 

Assim como o verniz UV local pode ser aplicado sobre a capa em lugares específicos e estratégicos. O seu diferencial é que ele possui uma textura mais áspera. Isso muda toda a experiência do toque sobre onde se encontra o verniz. 

Convite de Formatura de Medicina
Verniz Texturizado na capa do convite de formatura

Acrílico 

O acrílico traz um toque especial ao convite quando aplicado no nome do curso ou no símbolo. Ele se destaca por ficar acima da página criando dois níveis diferentes com materiais distintos. São diversas cores possibilitando assim diferentes combinações. 

Convite de Formatura de Psicologia
Acrílico branco no nome do curso

Aplique em madeira

Para as turmas que desejam algo mais orgânico, o aplique em madeira é o acabamento perfeito. Por ser cru, combina com quase tudo, portanto ele se torna um acabamento coringa com várias possibilidades de uso. 

Convite de Formatura de Engenharia Civil
Aplique Madeira no símbolo do curso

Aplique espelhado 

Parecido com as acabamentos acima, o aplique espelhado cria níveis distintos entre capa e acabamento. O seu diferencial, como o nome já diz, é a capacidade de refletir a luz e produzir um efeito fantásticos. Sempre usado nas cores dourado e prata, o aplique espelhado é uma ótima escolha para o seu convite. 

Convite de Formatura de Medicina
Aplique espelhado no símbolo do curso

Medalha Latão 

A medalha é um acabamento bem clássico, bastante usado nos cursos de  direito e medicina por trazer consigo uma estética mais tradicional e rebuscada. Comumente vem acompanhando um corte especial com aquele efeito lindo de lacre de cera na abertura. 

Convite de Formatura de Direito
Medalhtão Latão no símbolo do curso

Corte especial

Pode ser usado para mudar a abertura comum de um convite criando encaixes em duas partes ou destacando partes da capa fazendo um contorno em brasões da turma, símbolo do curso ou alguma arte específica. 

Convite de Formatura de Administração
Corte especial na capa do convite de formatura

Um convite de formatura não é só a capa!

A capa é o primeiro contato que o seu convidado vai ter com o seu convite mas a experiência não pode parar por aí. Então, é preciso que ele também se surpreenda com o miolo e que toda a beleza da capa continue dentro das páginas ao folhear o convite. 

Coisas simples pode agregar valor ao miolo, mas se você ainda não sabe muito bem como funciona? Eu tenho mais algumas dicas para te dar. 

Mensagem

Inegavelmente as mensagens são de extrema importância. Pois, são elas que passarão os sentimentos da turma para seus convidados. 

Podem variar entre abordagens de vitória, sentimental, agradecimento… Aqui é hora de colocar tudo para fora, agradecer pessoas importantes durante a jornada. 

Mensagem inicial, personalizada, aos mestres, aos pais… Parece muita gente pra agradecer não é mesmo? 

Então clica aqui “Texto para convite de formatura: guia completo e dicas extras” e saiba mais sobre as mensagens. 

Fotos

A saber, boas fotos são indispensáveis. Além de levar a imagem da turma, carregar a longo prazo lembranças e nostalgia, elas também servirão para fazer parte do design do convite como um todo. 

Por isso, dependendo do convite escolhido, clássico, moderno ou temático, suas fotos podem seguir a mesma linha estética. 

Você pode saber mais sobre fotos clicando neste artigo aqui: “Fotos para convite de formatura: Tudo que você precisa saber antes do ensaio” 

Tudo isso vai fazer o seu convite ser único, ter a vibe da sua turma e ainda ter um toque especial e individual de cada formando. 

Hora de se inspirar!

Inspirações e referências são sempre bem vindas. É assim que coisas novas surgem, que grandes artistas formam a sua estética. É como um pequeno Frankenstein de referências, que ao agruparmos,surge uma coisa totalmente nova. 

Portanto, aqui vai uma pequena lista com algumas inspirações de modelos de convites de formatura de cursos específicos. 

Sendo assim, tendo em vista todas as dicas dadas até aqui, podemos perceber que o convite de formatura é bem mais fácil do que se imagina. Basta pensar fora da caixa, medir o gosto da sua turma, fazer um brainstorm com todas as ideias possíveis e filtrar o que mais combina com vocês. 

Em suma, ter uma base sólida ao conversar com o designer é super importante, porém é preciso estar aberto para novas ideias que vão adicionar mais harmonia ao resultado final. 

Ainda tem dúvidas quanto aos convites? Então aqui vai um material super útil para você, um ebook com o TOP 10 convites de formatura.

Top 10 Convites de Formatura
Baixe nosso material gratuitamente

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp