Durante a graduação, é comum que os formandos pensem na festa de comemoração ao concluir a faculdade. Assim sendo, para garantir um evento memorável, é preciso ter uma equipe responsável pela organização de todos os detalhes. Você sabe quais são os cargos da comissão de formatura?
Eles serão os responsáveis por representar a turma no planejamento da festa, então é fundamental compreender quem faz parte da comissão de formatura e como criá-la. Portanto, continue a leitura e aprenda!
Quais são os cargos da comissão de formatura?
Os cargos da comissão de formatura são decididos por cada turma, contando com mais ou menos pessoas na equipe. Porém, existem algumas funções que são essenciais para o melhor planejamento da festa, confira a seguir!
Presidente
O presidente é o responsável por coordenar as ações da comissão de formatura. Por isso mesmo, para assumir o cargo é importante que a pessoa saiba como lidar com impasses e tenha facilidade para a tomada de decisão, sempre considerando as ideias alinhadas com toda a turma. Entre as funções desempenhadas, podemos citar:
- convocar reuniões;
- entrar em contato com fornecedores;
- transmitir as propostas aos formandos;
- comunicar as decisões tomadas.
Vice-presidente
É o responsável por auxiliar o presidente em suas funções e, em alguns casos, pode ajudar o secretário e o tesoureiro. Portanto, o formando deve ter um perfil mais cooperativo e proativo, já que prestará suporte aos demais cargos sempre que necessário.
Tesoureiro
Em geral, esse é o cargo de comissão de formatura que exige mais paciência e organização, pois é responsável pelo controle financeiro e por fazer uma boa gestão do dinheiro arrecadado. As principais funções são:
- cobrar mensalidades dos formandos;
- elaborar planilhas financeiras;
- fazer a prestação de contas.
Secretário
O secretário é o responsável por manter a comissão organizada, com registro sobre decisões, documentos e a agenda da equipe. Portanto, ele precisará elaborar as atas de reuniões, arquivar os contratos e atuar em parceria com o tesoureiro na cobrança de mensalidades e no pagamento de fornecedores.
Coordenador de eventos
O coordenador de eventos é responsável por organizar as festas, rifas, bazares e outras atividades que têm o objetivo de arrecadar fundos para a formatura. Nesse caso, é importante ter criatividade e ser proativo para planejar os eventos e conseguir as melhores parcerias.
Como montar a comissão de formatura?
Os formandos interessados em formar a comissão podem criar chapas para se candidatar ou fazer a candidatura individual — isso dependerá do modelo escolhido pela turma. Depois de feita a votação para escolher quem participará da equipe, é hora de estabelecer as regras gerais por meio do Estatuto.
É ele que trará informações sobre as responsabilidades de cada um, os pagamentos de mensalidades e outros dados sobre a formatura. Visto que, essa é uma etapa importante para a formalização da comissão de formatura, garantindo mais transparência e segurança para todo o processo.
Com tudo pronto, é hora de começar o planejamento da festa, com a busca por fornecedores para organizar a formatura dos sonhos: procurar um lugar para o evento, definir atrações, escolher o modelo de convite etc. É essencial sempre contar com empresas de confiança para não correr riscos de ficar na mão com algum item contratado.
Viu só? Conhecendo os cargos da comissão de formatura e as funções de cada um, sem dúvidas ficará mais fácil organizar uma comemoração memorável para marcar o fim da graduação.
Por fim, se você gostou deste conteúdo, que tal aproveitar para se inspirar em alguns modelos de convite para o evento? Baixe o nosso top 10!