Você está prestes a ler um de nossos conteúdos gráficos exclusivos. Acesse diretamente aqui o nosso eBook Guia completo de planejamento para arrecadar dinheiro para a formatura, feito especialmente pra você da comissão! Se você quiser baixar em formato pdf, basta clicar abaixo:
Caso queira realizar a leitura agora, continue descendo:
Introdução
A formatura é o momento mais especial da graduação e os formandos sabem disso. Afinal, depois dos longos anos de esforço, celebrar a conclusão dessa jornada junto com todos que participaram dela é gratificante!
Mas, por outro lado, planejar e organizar tudo, realizar os eventos e arrecadar o dinheiro para todos os custos da festa pode não ser tão divertido assim…
Muitos formandos encaram mais desafios nesse momento. E, para que você não seja um deles, e consiga qualificar totalmente seu modo de planejar, organizamos esse Guia Prático.
Ele pretende ajudar você a não esquecer de nada e a fazer um planejamento financeiro para sua formatura.
Em muitos casos, as comissões tem desafios no gerenciamento do dinheiro, com o tesoureiro e o vice tesoureiro. Especialmente quando temos turmas muito grandes e diversas minúcias na organização da festa.
Ao final, você encontrará MAIS dicas sobre formas de como arrecadar o dinheiro para a formatura.
Está pronto(a)? Confira:
Guia de Planejamento para finanças da formatura
Organizamos um Modelo de Planejamento Financeiro para arrecadar dinheiro para a Formatura e você está prestes a conhecê-lo. Em primeiro lugar, vamos falar sobre o planejamento financeiro prévio. Ele consiste na organização por meio de planilhas, de tudo o que fará parte das celebrações.
Confira o modelo e você pode adaptar ele ao seu contexto:
→ Planejamento Financeiro: Culto Ecumênico
Se for o caso, comece seu planejamento pelo culto ecumênico, que em geral abre as celebrações da formatura. A ideia é que você liste todas as despesas desse evento. Como por exemplo:
- Locação
- Decoração
- Foto e vídeo
- Coral
- Missais
- etc
Nesse modelo de exemplo, listamos tópicos mais gerais. No entanto, a ideia é que você esmiúce ao máximo todos os detalhes de tudo o que pode vir a ser uma despesa na hora de realizar.
Então, se na decoração, vocês optaram por uma quantidade X de flores Y para decoração, inclua isso nas contas.
Uma outra observação importante é que, não apenas para as opções de fornecedor, mas para as ideias da celebração: contem com mais de uma opção, caso tenham imprevistos.
→ Planejamento Financeiro: Convites
É importante planejar com calma os convites, porque eles levam certo tempo para serem feitos e a organização garante que tudo seja feito dentro do tempo. Especialmente porque você e sua turma terão tempo de pesquisar e escolher a empresa de maior qualidade!
Nosso modelo com exemplos de detalhes a considerar no planejamento:
- Acabamentos
- Quantidade
- Prazos
- Materiais
- Fotos
- Mensagens
→ Planejamento Financeiro: Colação de Grau
Pode-se dizer que a colação de grau e o baile são os eventos de maior custo para a formatura. São detalhes demais e a tentativa de agradar a todos pode desgastar profundamente a comissão. Então, novamente, recomendamos um planejamento muito amplo, objetivo e consistente ao longo dos anos.
Desde os primeiros anos após a criação da comissão, a turma já deve investir em encontros e reuniões para definir quais serão os detalhes para essas celebrações, que envolvem mais elementos do que o culto, por exemplo.
- Locação
- Decoração/cenário do palco
- Foto e vídeo
- Cenário para foto e vídeo
- Becas e canudos
- Equipamentos sonoros
- Iluminação
- Serviços gerais
- Mestre de cerimônia
- etc
→ Planejamento Financeiro: Baile
O que foi dito no tópico anterior vale para o baile. É importante que sejam considerados todos os mínimos detalhes do baile com bastante antecedência, especialmente reservas que forem necessárias. Confira nosso exemplo:
- Locação
- Iluminação
- Som
- Foto e vídeo
- Buffet
- Placas ou mini stand ups para mesa
- Decoração da pista de dança (luz negra, forros, globo, etc)
- Lembrancinhas
- Decoração geral
- Cerimoniais
- Seguranças
- etc
Orçamento Resumido: usar uma planilha
A ideia de levantar os tipos de despesas para cada celebração é dividir os custos separadamente. Isto é, com o apoio deu uma planilha, o responsável pelo planejamento financeiro deverá dividir em colunas cada tipo de planejamento.
Preenchendo, depois, os tipos de gasto e a estimativa de orçamento. Pode ser difícil estimar, mas logo você chegará na etapa de pesquisa e isso será menos complicado.
É importante que a comissão considere pelo menos 5 opções de fornecedor para cada serviço contratado. E levando em conta não somente o preço, mas a qualidade dos serviços prestados.
Agora, vamos concluir o seu Guia com algumas dicas para arrecadação dos fundos. Até porque, a rifa já não tem mais o mesmo impacto, né?!
→ [BLOG] Como escolher fotógrafos de formatura? 5 Dicas indispensáveis + 4 bônus
Dicas para Arrecadação de Dinheiro
#1 Bazar de roupas e objetos em geral
Uma ótima forma de arrecadar fundos para as festas da formatura é reunir o pessoal para um bazar de roupas e objetos em geral. Planejando antecipadamente, vocês poderão levantar com todos os formandos os objetos e roupas que podem ser colocados à venda.
Além disso, pode ser que algum formando ajude disponibilizando um lugar para o bazar. E nada como uma boa festa para formandos, né?
Vocês podem animar o bazar com música e drinks, ou quem sabe planejar uma festa para depois, com ingresso, é claro!
Por falar em festa…
#2 Festas
Ninguém entende melhor de festa do que os universitários. E as festas são uma forma super comum de arrecadar dinheiro para a formatura. Vocês podem organizar festas desde o começo do curso, abertas para outras turmas e faculdades ou não.
Da para inovar na criatividade ao longo dos anos, com certeza! Assim, não se esqueça de contar com o apoio de um bom planejamento financeiro para o dinheiro da formatura, isso é fundamental, como vimos antes!
#3 Rifa diferente (tatuagem)
Rifas diferentes para tatuagem, ingressos de evento, vales de compra, vales para jantar ou consumir em lugares bacanas… Enfim, são diversas as formas de inovar na rifa. E com as redes sociais, a turma toda pode se empenhar em divulgar.
Novamente, planejem sempre! É importante ter um controle rígido de todos os meios de arrecadação, especialmente rifas.
Procurem pensar em algo que possa ser interessante no meio em que o pessoal do seu curso e faculdade está, assim será mais fácil vender mais.
Além disso, com prêmios diferenciados, será mais fácil conquistar o dinheiro da rifa!
#4 Venda de Alimentos
Essa medida pode ser fantástica para os resultados da turma na arrecadação. Em especial nos intervalos, em que os alunos ficam com muita fome. A turma pode montar uma mesa ou mesmo vender em horários diferentes.
Lembre-se: organização! Especialmente para calcular os custos para produção dos alimentos. Assim, essa medida com certeza trará bons resultados.
#5 Mensalidade
A mensalidade também é uma forma de conseguir o dinheiro. Após definir os orçamentos e um valor máximo a ser gasto, os participantes da formatura pagam mensalmente sua parte.
Essa também é uma forma eficiente e pode ser associada a outras formas de arrecadar dinheiro, como os exemplos acima e também o próximo:
#6 Crowdfunding (vaquinha online)
A vaquinha online é um caminho muito pouco trabalhoso e prático para os formandos. Dessa maneira, basta escolher a plataforma online para isso, organizar e divulgar!
Esperamos que tenham gostado do material e que ele seja de ótimo proveito para você, formando!
E, para finalizar, conte conosco para tornar sua formatura ainda mais descontraída, pouco trabalhosa e muito inesquecível.
E por fim, quer ter esse material salvo? Então faça o download gratuito clicando abaixo: