Em um cenário de crise e em um contexto como o do Brasil, em que algumas carreiras são mais valorizadas do que outras, o recém formado sempre enfrenta o desafio de encontrar seu primeiro emprego.
É difícil porque quando não se tem experiência, muitas empresas não contam com alguém que tenha tempo ou recursos para orientar os novos contratados. Ou mesmo pela falta de confiança neles.
De qualquer forma, você se esforçou para concluir a graduação e agora está determinado a conseguir seu primeiro emprego depois de graduado, certo?
Então confira nossas dicas para entrevista e currículo:
6 dicas para se destacar em entrevistas
Para os recém formados, dois momentos são importantes na hora de conseguir o emprego:
- Quando você se apresenta para entregar seu currículo, ou quando o envia online
- Quando você se apresenta para a entrevista
Garantir uma ótima conduta nesses dois momentos é fundamental e com certeza te dará pontos a mais no processo de recrutamento. Veja nossas dicas para isso:
#1 Vocabulário e postura física
Em primeiro lugar, pode parecer óbvio, mas para muitos não é e esse é um erro comum que é muito considerado pelos recrutadores: pontualidade. Procure chegar 10 minutos antes do combinado, sempre.
Isso causa a impressão de que você está empenhado, determinado e de que sabe se organizar para cumprir o que combina.
Depois, vamos ao vocabulário e a postura física. É certo que isso varia conforme cada área de atuação. Mas manter um vocabulário educado, sem gírias e palavrões, falando de forma calma e tranquila pode te dar mais pontos.
A postura física denuncia exatamente o que você está sentindo e a maioria dos recrutadores sabe disso. Então, se você estiver super tenso e parado imóvel, isso passará a impressão de insegurança.
Ensaie antes de ir para a entrevista, as perguntas costumam ser as mesmas: seus conhecimentos, extracurriculares, detalhes sobre sua experiência em estágio, ambições profissionais, quanto tempo faz que você é recém formado etc. E o mais importante: seu objetivo e porque você quer trabalhar lá.
É muito importante que você demonstre ser confiante e ambicioso!
#2 Trajes e aparência
Esse é outro aspecto que pode variar conforme cada área. Na área de direito por exemplo, deve-se vestir trajes sociais. Na área de publicidade e propaganda, uma roupa mais despojada não causará má impressão.
Em geral, a dica é que não usem nada muito chamativo, não usem chinelos de dedo, perfumes muito fortes e nem camisetas de time.
Mesmo que nos dias de hoje isso ainda seja um assunto super controverso, costuma-se afirmar que as moças não devem ir às entrevistas com blusas muito decotadas ou vestidos curtos. Cabe a você contextualizar seu caso a essa máxima e ver o que acha mais coerente.
BLOG -> Formatura de faculdade: afinal, vale a pena fazer festa?
#3 Desenvoltura e desinibição para conversar: isso não vale só para o recém formado
Estar calmo e preparado é fundamental para que você consiga conversar de forma desinibida, com confiança e desenvoltura.
Por isso, se você estiver muito nervoso ou for muito tímido, ensaie bastante e procure se preparar da melhor forma. Lembre-se: é só uma entrevista e você com certeza vai conseguir outras depois, então não leve como algo extremo.
Pensar assim pode te tranquilizar!
#4 A impressão que você causa
A associação de todas as dicas anteriores formam a impressão que você causa na entrevista. Por isso, procure conciliar bem as dicas e garantimos que você se sairá bem, recém formado!
#5 Conheça a empresa
Conhecer a empresa, como ela funciona, sua história e o cargo que você almeja é importante para seu desempenho na entrevista. Os recrutadores atentam muito para isso, porque é um dos fatores que indica seu envolvimento e seu interesse real na vaga.
Por isso, pesquise e mantenha-se informado.
#6 Composição do currículo
Para concluir, mas não menos importante, na verdade, o primordial: seu currículo. Ele deve ser feito de forma visualmente organizada e deve conter informações realmente relevantes. Revise para garantir que erros de gramática e digitação não escapem.
Inclua todas as especializações de sua graduação, descreva um pouco de seu estágio acadêmico, se tiver projetos acadêmicos realizados mencione-os também.
Garanta um currículo que favoreça você!
Esperamos que tenham gostado das dicas! Você, recém formado, fique tranquilo! Vai dar tudo certo.
Gostou? Deixe seu comentário!