Juramento na colação de Grau
Postado em 24 de setembro por Alpha

Juramento na colação de grau – Dicas essenciais para esta solenidade.


O momento do juramento na colação de grau, é o comprometimento do estudante a exercer a profissão com ética, competência e dedicação. Não há nada mais forte que a vontade […]


O momento do juramento na colação de grau, é o comprometimento do estudante a exercer a profissão com ética, competência e dedicação.

Não há nada mais forte que a vontade de trabalhar na profissão que você escolheu para a sua vida. Quando estamos na faculdade, tudo o que queremos é que termine logo para que possamos começar atuar como professores, médicos, advogados, entre tantas outras profissões.

Porém, antes de se aventurar no mercado de trabalho, com seu diploma em mãos e pronto para exercer sua profissão na área escolhida, é preciso passar pela colação de grau e fazer o juramento. 

Para que serve a colação de grau? 

A colação de grau é um evento solene que vai marcar a passagem do formando para um profissional. Nesta cerimônia ele vai oficialmente receber o direito de exercer sua profissão. Podemos enxergar a colação como um rito de passagem. 

Durante a colação muita coisa acontece. Tem a entrada dos formandos, homenagem aos mestres e claro o tão importante e obrigatório juramento. Vai ser através dele que você irá se comprometer com a sua profissão . 

BLOG -> Saiba mais sobre a colação de grau em neste artigo: “Entendendo o que é colação de grau”

Como é feito o juramento? 

Como dito a pouco, o juramento é uma obrigatoriedade. Não é possível seguir carreira sem a participação na colação de grau e sem proferir o juramento. Vai ser através dele que o formando vai se comprometer a exercer sua profissão seguindo os princípios da ética. 

O primeiro passo é escolher um juramentista. Optem por um colega de classe que possa transmitir seriedade e determinação na hora solene. É necessário que exista total respeito nesse momento, pois qualquer mudança no juramento que interfira no código de ética da profissão, pode gerar um anulamento da colação e suspensão do diploma ou certificado. 

É de extrema importância também que todos estejam por dentro da programação da colação e repassem a ordem das formalidades. Geralmente ele acontece antes da entrega dos diplomas. Sendo assim, um ensaio antes do evento é sempre bem vindo. 

Assim sendo, na hora do juramento todos ficam de pé com a mão direita ao lado do rosto na vertical ou braços esticados a frente. O juramentista precisa recitar claramente e pausadamente o juramento para que todos repitam exatamente o que está sendo dito. 

É importante também que seja feito silêncio e nada de conversas paralelas. 

Qual é o juramento do meu curso? 

Existem vários lugares onde você pode encontrar modelos de juramentos de cada curso, mas toda instituição tem seus próprios modelos. Então basta procurar com a direção da sua instituição o juramento correto. 

Assim, o importante é estar por dentro do código de ética de cada profissão, pois cada uma delas envolve juramentos específicos onde prometem honrar coisas distintas como a comunidade, pátria, patrimônio cultural, entre outros. Tudo vai depender da área onde cada turma vai atuar. 

É possível adaptar o juramento adicionando mais coisas e deixando ele com a cara da sua turma mas sempre com muito cuidado para não mudar os princípios do juramento. Para garantir a seriedade, cite o código e recite a partir disso. 

Tendo em vista todas as dicas que aqui foram dadas, podemos perceber que não é tão complicado assim, só é preciso ter seriedade e atenção em um momento tão importante que definirá a sua carreira profissional. 

Gostou desse artigo? Você pode encontrar mais dicas como essa navegando em nosso blog. Por fim, baixe agora nosso Top 10 Convites de Formatura e inspire-se ainda mais!

Top 10 Convites de Formatura
Baixe nosso material gratuitamente


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp