Formando comemorando a formatura
Postado em 8 de abril por Wesley Vieira

Festa de formatura individual – Como fazer


Ter uma festa para comemorar datas importantes e conquistas é uma tradição ao redor do mundo e não poderia ser diferente quando o assunto é o fim da graduação. Porém, […]


Ter uma festa para comemorar datas importantes e conquistas é uma tradição ao redor do mundo e não poderia ser diferente quando o assunto é o fim da graduação. Porém, nem sempre uma festa gigante com toda a turma pode ser o ideal para você e é aí que, recorremos a uma festa de formatura individual .

Pensando nisso, a Alpha preparou um artigo super completo para você organizar sua festa de formatura individual e se divertir muito.

Festa de formatura individual é uma ótima opção!

Quando você se aproxima do fim da graduação, a sensação é de vitória e dever cumprido. Qualquer pequena conquista é sinônimo de comemoração.

Porém, nem sempre a turma se envolve com a ideia de uma festa em conjunto, ou talvez você só seja uma pessoa que prefere algo mais íntimo.

É nesse momento que uma festa de formatura individual é uma ótima saída. Comemorar com os amigos mais próximos e familiares tende a ser incrível e confortável.

Mas, para que saia perfeito (ou pelo menos bem próximo disso) é preciso seguir algumas dicas e evitar o transtorno. Definitivamente, não transforme uma comemoração alegre em um martírio.

Planeje com antecedência

Primeiramente, planejar nunca é demais. Planejamento é tudo! Portanto, se você já pensa em uma festa mais intimista, o momento ideal de planejar é pelo menos uma ano antes de você colocar as mãos em seu diploma.

Assim, fica muito mais fácil de resolver possíveis problemas como data disponível para o local, comidas, bebidas e decoração.

Orçamento

Da mesma forma que uma formatura com a turma precisa de um orçamento equilibrado para as festividades, sua festa individual também vai precisar.

Você pode separar mensalmente uma quantia destinada para essa finalidade, porém sempre pensando que não vai ser necessária uma grande quantidade de grana como uma festa com a galera. Tudo vai depender da sua escolha para a comemoração.

Acima de tudo, faça um levantamento de tudo o que você vai precisar, os valores e lembre-se de adicionar um valor como um fundo de reforço para eventuais emergências.

Lista de convidados

Aqui é um passo importante mas, que varia muito de pessoa para pessoa. Pode ser uma quantidade grande de convidados ou só os mais íntimos. Mas o que temos que pensar é que todos que serão convidados precisam estar dentro do planejamento.

Mesmo que sua festa seja um churrasco sem compromisso em um domingo à tarde, construir uma lista evita falta e desperdício de comida otimiza o planejamento do espaço.

Data e local

Caso sua festa exija o aluguel de um local apropriado para festas, é necessário verificar a disponibilidade do local na data escolhida.

Escolher local e data tem tudo a ver com o tópico dos convidados acima, pois isso te ajuda a ter uma previsão de quanta coisa vai ser preciso e até quando tudo precisa estar pronto.

Leve em consideração a quantidade de pessoas que você vai convidar e saiba a quantidade de gente que o lugar comporta. Pode ser um fim de semana na chácara, um salão de festas, fazenda… Pense que todas precisam estar confortáveis.

Decoração

A decoração é um tópico importante. É a decoração que vai trazer a atmosfera que você quer passar para os seus convidados.

Lugares abertos e com natureza podem dispensar a decoração do ambiente e focar apenas nas mesas dos convidados. Já outros lugares pedem uma decoração mais elaborada, ainda que simples.

Pense que um ambiente bonito pode ajudar muito na hora de ter boas fotos, afinal você vai querer guardar fotos de recordação além de distribuir sua alegria nas redes sociais.

Foto e Filmagem

Pegando o gancho do tópico acima, investir em boas fotos é um item super importante desta lista. Caso você não tenha uma festa com a sua turma e opte apenas pela festa individual, guardar esse momento é essencial.

Aqui é importante lembrar que as fotos precisam ser tiradas por um profissional. Isso vai garantir que as imagens sejam de boa qualidade e que podem ser usadas em seu álbum de formatura, junto com as fotos de estúdio e colação de grau.

Uma filmagem também pode ser o ideal para uma recordação, dessa forma você pode guardar uma lembrança em cores.

Comida e bebida

Esse momento em nossa opinião é o mais divertido de todos. Você pode escolher a sua comida favorita e para que saia perfeita, contratar um buffet.

Tirar essa responsabilidade de você talvez seja a melhor decisão a se tomar. Assim você pode ficar despreocupado com comidas e bebidas e aproveitar a festa com seus amigos e familiares.

Contratar uma empresa de buffet que ofereça a bebida junto com o cardápio é a escolha perfeita. Assim, são duas responsabilidades sendo cumpridas de uma única vez.

Convite

Os convites de formatura são como lembranças físicas de uma etapa que foi concluída. Por isso, pode ser legal combinar com toda a turma e escolher ter um convite de formatura para guardar de recordação, com fotos da classe e professores.

Mesmo que sua festa seja individual, o convite pode ser feito para a galera toda. É legal também entregar esses convites de luxo para as pessoas mais especiais da sua vida e já aproveitar para convidar para a sua festa.

Além dos convites de luxo, temos também os convites simples. É aquele convite para entregar para geral e dividir toda a sua alegria.

Roupa

Mais uma etapa importante é escolher a roupa para sua festa. Ela vai variar de acordo com o estilo da festa, decoração, local e hora.

Caso opte por um jantar mais chique, o vestido longo e terno é insubstituível. Mas se sua festa for algo mais informal, escolha roupas mais confortáveis e que tenham a ver com o momento.

Lembre-se sempre de escolher seu look com antecedência. Nada de sofrer desesperados sem saber o que vestir no grande dia.

Não se esqueça da música

Músicas são sempre muito importantes em qualquer evento. Escolher uma pessoa que fique responsável por isso também pode ser uma mão na roda.

Você pode optar por um DJ ou uma dupla legal com som ao vivo para animar a galera.

Sendo assim, caso não queira contratar um profissional para isso, você pode juntar toda a galera e juntos criarem uma playlist colaborativa e deixar rolando durante a festa.

Invista em uma festa de formatura individual

Pode parecer muita coisa quando olhamos todos esses detalhes, mas no fim tudo acaba sendo bem natural, pois uma coisa puxa a outra.

Portanto é importante seguir um check list e não esquecer de nada. O que você não pode é deixar de comemorar um acontecimento tão especial como a sua formatura.

Agora que já estão prontos para arrasar na comemoração, que tal saber mais sobre o convite de formatura? Clicando no banner abaixo você consegue baixar gratuitamente o nosso e-book com o top 10 convites de formatura para surpreender os seus convidados.

Top 10 Convites de Formatura
Baixe gratuitamente


Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp