Mensagem para convite de formatura – 6 dicas + 30 exemplos para você se inspirar

8 de outubro de 2020
Formando escrevendo mensagem para convite de formatura

“O convite de formatura pode ter um design incrível, estar cheio de acabamentos, fotos magníficas, mas são as mensagens para o convite de formatura que irão trazer o peso emocional tão importante para você e para quem vai receber.”

Mensagem para convite de formatura 

A formatura é o momento que todos os formandos anseiam e até que esse momento chegue muita coisa precisa ser feita, uma dessas coisas é os convites de formatura. 

O convite é uma das coisas mais importantes, ele vai ser o primeiro contato que o convidado vai ter com sua festa de formatura. Seu convite vai levar consigo toda a atmosfera de lutas, vitórias e superação. 

Um bom convite não se faz apenas com boas fotos, layout bonito e acabamentos incríveis. Boas mensagens precisam estar presentes para levar gratidão e deixar cada convidado com o sentimento de que ele é realmente especial e fará parte desse momento de comemoração. 

Por isso preparamos 6 dicas incríveis que te ajudarão a saber para quem escrever e mais 30 exemplos de mensagens e frases de convite de formatura para você se inspirar. 

Escolhendo suas mensagens para o convite de formatura

Neste artigo, vou separar as sessões mais importantes que sempre estão presentes no convite de formatura. 

Lembre-se que ou você pode usar os exemplos que serão colocados aqui ou eles podem apenas servir como inspiração. 

Quanto mais pessoal ficar os convite da turma, mais valor sentimental ele terá. Pense que os convites funcionam como um álbum  de fotografia e a nostalgia precisa estar presente quando você e seus convidados o abrirem no futuro. 

1 – Mensagem Inicial  

Essa é a hora de chamar a atenção. Aqui pode ser algo criado em conjunto, usar frases poéticas, pensamentos de teóricos importantes, estudiosos especiais para a turma… 

Fale sobre seus anos letivos, suas dificuldades e conte um pouco sobre a sua jornada. Não se esqueça que aqui precisa ser algo que envolva toda a turma, o momento de usar uma mensagem individual vem logo a seguir. 

Exemplos

“Somente os fortes alcançam a vitória, porque os fracos logo se deixam vencer pelo desânimo… Somente os fortes conquistam os altos cumes, porque sabem escalar a montanha passo a passo e lentamente vencer os percalços… Toda subida exige esforços, perseverança e coragem. Aqueles que temem os desafios ou que já antecipam o fracasso são vencidos pelo descrédito em si mesmos e serão, na certa, derrotados… Pois, antes de tudo, é a força interior que nos faz capazes de vencer!’’ 

“Andei… por caminhos difíceis eu sei. Mas olhando o chão sob meus pés, vejo a vida correr. E assim, a cada passo que der tentarei fazer o melhor que puder. Aprendi… não tanto quanto quis, mas vi que conhecendo o universo ao meu redor aprendo a me conhecer melhor. E assim, escutarei o tempo que me ensinará a tomar a decisão certa a cada momento. E partirei… em busca de muitos ideais, mas sei que hoje se encontram meu passado, presente e futuro. Hoje sinto em mim a emoção da despedida. Hoje é o ponto de chegada. Mas, ao mesmo tempo, ponto de partida.”

“Haverá de existir um dia em que a liberdade perdure e que todos os homens se sintam sujeitos e construtores de sua vitória. Haverá o dia em que o exercício da profissão não será de dominação, mas sim de libertação. Que reine o espírito crítico e o senso de justiça. E, para isso, faz-se necessário que a ação seja integrada e a perspectiva seja de um horizonte onde todos passem de meros espectadores e teorizadores a agentes de transformação para um mundo mais humano e justo. …À ciência cabe iluminar os caminhos e fazer brotar o gérmen que dará o novo fruto, em abundância.”

“Um dia, quando o homem voltar às suas origens, a fim de entender, antes de tudo, a si mesmo; quando o ódio for considerado algo mau; quando a guerra for vista como instrumento contrário à evolução humana; quando a liberdade for parte fundamental da vida; quando a ciência e a tecnologia forem desenvolvidas em favor da humanidade; quando a violência for algo esquecido; quando a igualdade for vista naturalmente dentro dos parâmetros impostos pelo amor; quando não for mais preciso ser contra ou a favor; quando todos se unirem num único sentido; quando sorrir for uma necessidade; quando a paz for um ideal comum; quando as mãos se encontrarem; quando todas as vozes formarem um grito único; quando o homem abandonar a posição de um animal racional para tornar-se ser humano; quando tudo isso deixar de ser um sonho, finalmente teremos despertado para a vida.”

“O impossível é o que se deixa de fazer, o que inspira medo, o que exige maior esforço, vontade e persistência e que não existe nas coisas ou no ambiente, mas na própria pessoa que taxa o impossível como aquilo que se tem medo de tentar, que desconhece, que não tem inclinação para fazer, que não possui força para a luta. Se deseja sentir a realidade de seu poder, se entregue a empreendimentos que lhe exijam um pouco mais de habilidade, energia e decisão. Aplique-se à realização de coisas um pouco mais difíceis. Experimente a alegria de chegar mais além das metas comuns que as circunstâncias lhe depararem.”

Formando escrevendo mensagem para convite de formatura
Formando na mesa lendo mensagem

2 – Mensagem Personalizada no Convite de Formatura

Aqui é o lugar ideal para deixar seu convite de formatura bem pessoal. Você pode seguir as dicas dadas acima ou usar letras de música que diz algo sobre você e sua caminhada. 

Libere seu lado poeta e coloque em frases tudo o que sentiu e como foi sua jornada na faculdade. 

Se liga nessas frases super legais que você pode usar em seu convite e criar um texto partindo delas. 

Exemplos

“É melhor atirar-se a vida em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, que se unir àqueles que não disputam, mas também não vencem. Que não conhecem a dor da derrota, mas que não tem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final da jornada aqui na Terra, não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se diante Dele por haverem passado simplesmente pela vida.” (Roosevelt)

“Que eu tenha energia para mudar aquilo que pode ser mudado, a humildade e serenidade para aceitar aquilo que não pode ser mudado e a sabedoria de conseguir diferenciar os dois.” (Reinold Niebulk)

“A cada novo dia, a vida me oferece o tesouro das horas, inteiramente minhas.”(Helena Kolody)

“Descobri como é bom chegar quando se tem paciência, e para chegar onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso antes de qualquer coisa, querer.” (Amyr Klink)

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida, é preciso encontrar as coisas certas da vida, para que ela tenha o sentido que se deseja. Assim, a escolha de uma profissão também é a arte de um encontro. Porque uma vida só adquire vida quando a gente empresta nossa vida, para o resto da vida.” (Vinícius de Moraes)

3 – Aos que amamos 

Aqui está um momento que emana emoção. Estar no fim de um curso de graduação é uma grande vitória e além de seu esforço pessoal, muita gente também esteve presente com você te apoiando de alguma forma. 

Agradeça a todos que você ama e que fez parte dos momentos felizes e tristes da sua vida acadêmica. 

Exemplos 

“Gostaríamos que vocês soubessem que cada dia é uma nova chance de aprender mais sobre nós mesmos, de se importar mais com os outros, de rir mais do que ríamos, de realizar mais do que pensávamos ser possível, de ser mais do que éramos antes. Reconhecemos e agradecemos o inestimável e importante apoio, amor, compreensão, abdicação e sacrifício que nos foram dedicados nesta longa caminhada. Alegrem-se, pois os méritos desta vitória também são seus.”

“Queríamos dizer que sabemos o quanto foi difícil conviver com tantas ausências, caras feias, esperas, impaciências, sufocos, cansaços, carinhos interrompidos, frustrações pela expressão do amor adiado. Dizer ainda como foi importante compartilhar com vocês nossas conquistas, deslumbramentos, alegrias, excitações e expectativas por nossos projetos, vivência… nosso crescer. Pelo fato de hoje termos alcançado o nosso objetivo… obrigado. Vocês foram companheiros e amigos, esteio na nossa exaustão, ânimo em nossas incertezas, impulso de nossas ansiedades. A vocês cabe uma parcela deste grau que ora conquistamos. Por isso, nosso carinho e amor.”

“A vocês que nos acompanharam, criando sempre um novo dia, uma nova esperança; compartilharam nossas batalhas na procura do saber; trocaram ideias, nos deram coragem, quando queríamos esmorecer; vocês que muitas vezes, compreenderam nossas renúncias, OBRIGADO. Saibam que eu os admiro por desfrutar destes momentos de felicidade.”

“A suprema coragem da vida é sorrir, quando se tem vontade de chorar. Foram tantos os momentos onde você me ajudou a sorrir e continuar… Muito obrigado a você que enriqueceu a minha mente, enchendo-a de ternura e carinho para prosseguir uma jornada incansável, pois as minhas vitórias também são suas, por estarem marcadas pelo estímulo de seu amor.”

“Senti muitas vezes o tocar de suas mãos na minha cabeça em sinal de consolo. Escutei as palavras certas na hora de desânimo e percebi a sua tolerância em meus momentos de ausência. Sempre notei seus passos ao lado dos meus. Sabia que não estava sozinho… Hoje, vejo um sorriso perdido em seus lábios e uma lágrima por cair, dividindo comigo essa minha conquista.”

“A vocês que abriram mão de momentos de convívio, que sofreram a nossa ausência, quando o dever e o estudo nos chamavam; a vocês que muitas vezes nos receberam de mau humor, quase raivosos, quer pela nossa ausência, por saudade ou impaciência; a vocês que tentaram ocupar as horas solitárias de todos os modos possíveis, mas reclamando a cada minuto; a vocês que agora veem com alívio este fim de etapa e que, por mais que não queiram demonstrar, estão mais felizes do que nós, nosso abraço de carinho, nosso reconhecimento pelo sacrifício e a nossa promessa de fazer o máximo para que estes anos sejam lembrados, de momentos poucos mas muito intensos.”

Veja também – Frases para convite de formatura: confira inspirações e dicas!

4 – Aos pais e familiares 

Momento de expressar todo o carinho a quem caminhou com você desde a infância. Aqui podemos usar palavras com fortes significados, colocar pra fora toda nossa gratidão e felicidade por termos essas pessoas tão queridas em nossa vida. 

Assim sendo, a emoção transita entre ambas partes, formandos, pais e familiares, todos  juntos comemorando um acontecimento tão especial. 

Exemplos

“A vocês, queridos pais, que por amor dedicaram da vida os melhores momentos, para tornarem possível nossa existência. E como foram importantes suas palavras de estímulo, frente por vezes, ao nosso desânimo pelo esforço diário! As suas preocupações com o nosso cansaço, a nossa alegria, se refletiam em sua face que estampava um sorriso maravilhoso. Vocês foram a força que nos impulsionou, fazendo-nos acreditar que a realização do sonho era possível. A vocês pertence boa parte dessa vitória. Nossa mais profunda gratidão.”

“A vocês devemos tudo que somos hoje. Nos ensinamentos da vida, foram mestres. Na nossa caminhada, ensinaram-nos a agir com dignidade, honestidade e respeito. Como lição, aprendemos ainda a ser responsáveis e humanos. Com seus exemplos, aprendemos a ser perseverantes e justos. Com carinho, dedicação e amor, crescemos. Sempre apoiados, aprendemos a lutar e enfrentar os obstáculos. Amadurecemos. Dificuldades foram ultrapassadas, vitórias foram conquistadas e alegrias divididas. Acreditaram em nós e hoje somos frutos dessa confiança. Uma etapa foi cumprida e uma nova fase se inicia. Futuras realizações estão por vir. Neste instante, gostaríamos de parar e agradecer: OS PASSOS APOIADOS NA INFÂNCIA; OS CONSELHOS PROFERIDOS NA ADOLESCÊNCIA; OS ENSINAMENTOS DE TODA A VIDA… A vocês, nossa sincera homenagem e eterna gratidão.”

“É difícil entender tudo que sentimos por vós neste momento… carinho, emoção, amor e gratidão por todos os momentos de incentivo, de compreensão e até de firmeza com que nos encorajam. Esta emoção se estende também àqueles que mesmo ausentes permaneceram o tempo todo dentro de nós, acalentando-nos num misto de ternura e saudade. A todos que sonharam com este dia, esperamos emocionadamente que sintam o quanto crescemos juntos nesta caminhada. Que vivemos este momento de êxito que é também vosso, e que possamos dizer-vos olhando nos olhos: Muito Obrigado.”

“O amor tem nuances que apenas o amor pode explicar. Permitiu-nos nossos pais a vida por amor. Emprestaram-nos sua boca para que pudéssemos falar, seus pés para que pudéssemos andar, seu amor para que pudéssemos existir, e como se a existência fosse pouca, deram parte de suas próprias vidas para que nossa existência tivesse algum sentido. Hoje, apesar de pensarmos saber bastante, não aprendemos ainda algo que seja suficiente e possa substituir o simples muito obrigado.”

“A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos não bastaria um muitíssimo obrigado. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar, uma emoção que palavras dificilmente traduziriam. Só encontramos… Obrigado.”

5 – Mensagem da comissão de formatura

Reforce toda a sua jornada. Use esse espaço para deixar claro o quão importante foi poder fazer parte da comissão. Dessa forma, agradeça aos outros colegas de classe por depositarem a confiança em vocês e exponha como tudo isso realmente valeu a pena. 

Exemplos 

“Estamos no limiar de uma nova fase de nossas vidas, hoje partimos em busca de um destino repleto de dúvidas e surpresas, onde, talvez, não mais estaremos juntos. Ao longo desses cinco anos, rimos, choramos, sofremos, brincamos, discutimos, questionamos, caminhamos em busca de um sonho em comum, sonho este que acaba de se realizar. Nós que, por tanto tempo, enfrentamos unidos a dura caminhada da vida, agora vamos nos separar. Virá a tristeza de não mais partilharmos aquelas aulas, a saudade e a lembrança de que um dia estivemos juntos. A todos vocês, amigos formandos, a nossa gratidão pela amizade e pelo apoio que contribuíram por demais para o nosso sucesso.”

“A todos aqueles que em qualquer momento se colocaram à disposição, para que hoje, juntos e felizes, pudéssemos participar de nossas conquistas, nossa gratidão. A nossa amizade àqueles que nos quiseram bem, nosso perdão àqueles que, por motivos alheios à nossa vontade, não nos compreenderam. As nossas desculpas, se houve momentos que não nos foi possível mudar. A nossa compreensão pela coragem que tivemos para mudar aqueles que pudemos. Nossos agradecimentos àqueles que confiaram na honestidade de nosso trabalho. Tentamos fazer o melhor.”

“Tivemos vários obstáculos no caminho para a formatura. Quanto mais dificuldades encontrávamos, mais ganhávamos força. Sem nunca termos nos acomodado, batalhamos para o bem comum de todos, buscamos resultados, empregamos amor na vontade de concretizar o sonho da formatura e, hoje, regozijamos com o resultado agradecendo com a mesma força a todos os que nos apoiaram e aos que nos impuseram obstáculos.”

“Jamais poderemos compreender o que o outro espera de nós e o que esperamos do outro. Mas ainda é preferível fazer, mesmo que erremos, a nada fazer pelo medo de errar. Àqueles que buscaram ajudar, nossa eterna gratidão. Aos obstáculos que surgiram, somos gratos também, pois as dificuldades são para vencer. Eis aqui nossa vitória. Fica a certeza de que tudo foi feito buscando o melhor e a nossa única preocupação foi de fazermos algo inesquecível”

“Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores; se não houver flores, valeu pela sombra das folhas; e se não houver folhas, valeu pela intenção da semente. Neste momento, gostaríamos de agradecer a todos os que nos ajudaram. Aos que não nos compreenderam, pedimos desculpas e gostaríamos de dizer que tentamos fazer o melhor, demos o máximo de cada um de nós para que este momento se tornasse inesquecível. Se erramos em algum momento, certamente, foi tentando fazer o melhor! Turma, valeu pela oportunidade de aprendermos que juntos somos melhores que sozinhos e que, apenas assim, alcançaremos nossos objetivos!!!”

6 – Mensagem Final 

Chegou a hora de deixar aquela mensagem que se tornará totalmente nostálgica. Portanto, expresse o quanto todos estão felizes, como tudo realmente valeu a pena e como tudo fará falta depois de receberem o diploma. 

Exemplo

“Hoje nossos caminhos se partem, para que possamos andar sozinhos, na certeza de que todas as estradas se unem em um ponto comum, onde nos encontraremos para falar da vida, das lágrimas, do sorriso e, é claro, dos sonhos que ainda ousaremos realizar. Sentiremos saudades. E ter saudades é não ter medo de olhar para trás, é ter coragem de aprender tudo o que se viveu. Afinal, a vida continua, a nossa história continua… Não fique triste nas despedidas. Uma despedida é necessária antes da gente se encontrar outra vez.”

“Deixe-se ir junto com a vida, sem tentar fazê-la ir para algum lugar, sem tentar fazer com que algo aconteça, mas simplesmente ir, como o rio que ao chegar as pedras, simplesmente se desvia, dá a volta, quando chega a um lugar plano, ele se espalha e fica tranquilo, simplesmente vai se movendo junto com a situação em torno, qualquer que seja ela.” (Barry Stevens)

“VENCEMOS! Na verdade, vencemos uma batalha, pois a luta continua. E agora mais forte. Porém, não nos esqueçamos em momento algum de muitos brasileiros, nossos irmãos, para quem se alfabetizar é uma possibilidade: concluir o ensino fundamental é uma luta árdua; chegar ao fim do ensino médio é mais que suas expectativas e a Universidade é um sonho distante daqueles que são forçados a deixar o banco da escola para trabalhar duro pelo seu sustento. E, com seu trabalho, também contribuíram para que aqui chegássemos. E, principalmente, não nos esqueçamos de que é com este povo, a quem o direito e a educação é muitas vezes ‘negado’ em ‘troca’ de sua própria vida, por quem temos responsabilidade e a quem devemos todo nosso carinho e dedicação.”

“Ninguém pode criar velhos companheiros. Nada vale o tesouro de tantas recordações comuns, de tantas horas vividas juntos, de tantos impulsos afetivos. Só a convivência constrói essas amizades. Seria inútil plantar um carvalho na esperança de ter, em breve, o abrigo de suas folhas.”

“Aos colegas com os quais passamos juntos tantas horas e carregamos a marca das experiências comuns que tivemos, partamos confiantes na busca de novas lides, no exercício de nossa profissão. Que esse adeus ressoe sempre em nossos corações pelo reflexo da saudade que já se faz presente. Para aqueles que, por vários motivos nos deixaram, o abraço e a esperança de um reencontro. A nossa amizade àqueles que nos quiseram bem e o nosso perdão àqueles que, por motivos alheios a nossa vontade, não nos compreenderam.”

Afinal, inspire-se 

Enfim, a chave de boas mensagens para convites de formatura é a liberdade de expressar tudo o que você e sua turma sentiram durante o período da graduação e na reta final da formatura. 

Inspire-se nos exemplos dados aqui e transforme o seu convite de formatura em algo que contenha a sua essência e a da sua turma. 

Você pode usar nossos exemplos ou apenas inspirar-se e escrever suas próprias frases de convite de formatura. 

Você ainda pode acessar esse outro post – Tudo que você precisa saber para escolher o seu convite de formatura e sanar ainda mais as suas dúvidas. 

Por fim, para fechar com chave de ouro aproveite e baixe nosso material – São os 15 ideias de novas mensagens do que escrever no seu convite de formatura.

15 Ideias do que escrever no seu convite de Formatura
Baixe nosso material gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.