decoração de formatura
Postado em 20 de setembro por Alpha

Festa de formatura: 4 passos para planejar e 5 ideias de decoração!


A festa de formatura é o momento preferido da maioria dos formandos, porque é como se fosse a recompensa em forma de festa que todo mundo esperou depois de anos […]


A festa de formatura é o momento preferido da maioria dos formandos, porque é como se fosse a recompensa em forma de festa que todo mundo esperou depois de anos de esforços!

E como todo mundo gosta de uma boa festa, também é comum surgirem várias ideias, sugestões e vontades por parte da turma na hora de planejar. A pergunta é: como realmente fazer acontecer a festa dos sonhos?

Separamos abaixo 5 passos para organizar qualquer festa de formatura. São dicas práticas de organização, economia de dinheiro e tudo mais. Depois, você encontrará +5 ideias de decoração de festa. Olha só!

Como planejar a festa de formatura em 5 passos

Você já deve saber que tudo parte da comissão de formatura, né? Todo mundo pode colaborar de alguma forma, é claro. Mas a organização direta é responsabilidade da galera da comissão. Então pode-se dizer que, tecnicamente, o primeiro passo é criar a comissão oficialmente.

Mas isso é assunto para outra hora! Você pode ler mais sobre clicando no link abaixo:

Comissão de formatura: o que é, como criar, formalizar e gerenciar

Vamos partir do momento em que a comissão já foi feita e a organização já está rolando!

#1 Lista de formandos e convidados

Reunir a lista de convidados por formando é o primeiro passo para organizar a festa de formatura. Isso direciona a pesquisa por conta das necessidades conforme a quantidade de pessoas.  

Então, antes de pesquisar, tenha essa lista em mãos para garantir que as buscas e orçamentos sejam bem direcionados.

#2 Pesquisas e orçamentos

O número de convidados já direciona as demandas por parte de buffet, cerimoniais, decoração, convites e tudo mais. Então, se podemos te dar uma dica, é que use e abuse da nossa planilha de orçamentos. Nela dá para registrar todas as informações dos orçamentos e ter controle visualmente prático das opções.

Ou mesmo qualquer controle digital que preferir, o importante é registrar tudo num só lugar e manter atualizado.

O que é preciso levar em conta para a festa de formatura:

  • Buffet: quais os pratos? Decoração das mesas? O local fornece isso ou vai ter que terceirizar? Vai precisar contratar iluminação, som, seguranças, cerimoniais? Todas essas questões formam um bom comparativo entre opções. Confira aqui nosso artigo completo sobre escolha de buffet de formatura.
  • Filmagens e fotos: o momento mais esperado precisa ser registrado para a eternidade, não é? E as fotos e filmagens do grande dia são uma demanda fundamental. Considere nos orçamentos, até porque a mesma equipe pode ajudar na hora de fotografar a turma para os convites, que é o próximo item.
  • Convites de formatura: outro registro memorável do grande dia, os convites de formatura vão “englobar”, de forma visualmente bonita e elaborada, tudo o que a turma tem a dizer sobre a experiência de se formar.

    Garanta que o planejamento e os orçamentos incluam esse detalhe tão importante da formatura. O convite será guardado com muito carinho por todos que se orgulham da sua conquista, lembre-se disso!

#3 Arrecadando dinheiro…

Agora, o momento que pode ser considerado o mais complicado… Imagine que você e sua turma estão com diversas ideias anotadas e já tem noção de preços porque já fizeram alguns orçamentos… E então levanta-se a questão: como conseguir dinheiro para tudo isso?

Os estudantes estão acostumados com as práticas mais tradicionais pra isso: rifas e churrascos. Mas é claro que dá pra ir além!

Algumas de nossas sugestões:

  • Focar em criar prêmios de rifa mais interessantes;
  • Venda de comidas na faculdade ou nos próprios churrascos de arrecadação
  • Bazar de roupas e objetos (livros, decoração etc)

Você pode conferir outras ideias e dicas para arrecadar dinheiro vendo nosso outro artigo:

Guia Completo de Planejamento: Dinheiro para a Formatura

#4 Os detalhes que a turma deseja

Quando a base do planejamento (as etapas acima) estiverem bem definidas e encaminhadas, a turma tem a possibilidade de pensar com  mais afinco nos detalhes da festa de formatura.

Desde decorações específicas, temáticas, trajes combinando, surpresas na festa, lembrancinhas e tudo mais. Com toda a base de planejamento e organização financeira, fica fácil saber o que é super viável, o que daria trabalho e o que não dá para fazer.

Agora, vamos te inspirar com 5 opções diferentes da festa de formatura tradicional, o clássico baile dançante. Afinal, pode ser que a turma não queira celebrar assim. E isso não quer dizer que não terá festa para comemorar!

5 opções de comemoração diferentes da festa de formatura tradicional

Existem diversas formas de celebrar a formatura além da festa de formatura tradicional. Os formandos podem escolher pelo que for mais viável para cada turma.

Se esse é o caso da sua turma e você acaba de perceber que quer ideias diferentes, continua lendo pra ver nossas sugestões!

E lembre-se: o importante é que você não deixe que esse momento passe batido. Afinal, foram anos de dedicação e esforço para conquistar o diploma. Você merece celebrar!

Minha turma não quer a festa de formatura tradicional, o que podemos fazer?

Seja porque a turma é muito pequena, ou porque simplesmente querem fazer algo diferentes, é muito comum que algumas turmas não queiram o baile tradicional.

No caso das turmas pequenas, o ideal é pensar em alguma celebração mais intimista, reunindo o pessoal para comer algo, por exemplo.  

Mesmo assim, existem várias outras opções e nós vamos listar algumas para te ajudar na escolha. Confira:

#1 Viagem

A sua turma pode optar por uma viagem para diversos lugares. Pesquisando com calma, com certeza você encontrará pacotes com preço interessante. A festa de formatura pode ser celebrada durante a viagem, conforme as atrações do destino escolhido.

As excursões para formandos são muito divertidas e a turma adoraria celebrar o momento em um lugar diferente.

Deixamos aqui algumas sugestões de destinos:

→ Nacionais

  • Porto Seguro – BA
  • Florianópolis – SC
  • Fortaleza – CE
  • Búzios – RJ

→ Internacionais

  • Cancun – México
  • Buenos Aires – Argentina
  • Orlando – Estados Unidos
  • Barcelona – Espanha

#2 Churrasco

O churrasco é uma opção super prática para qualquer turma. É fácil de planejar e custa barato. Basta escolher um lugar, que pode ser a casa de alguém, salão de festas, chácara locada etc. E organizar a divisão do dinheiro para compra das comidas e bebidas.

Essa é uma boa opção para as turmas pequenas. Se a turma for grande, é melhor pensar em algo mais elaborado para o churrasco, como alugar um lugar maior e contratar banda/DJ.

#3 Bus party

A Bus party, ou boate bus, ganhou popularidade nos últimos tempos por propor um tipo de celebração totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. A ideia é fazer uma festa dentro de um ônibus temático. Em movimento!

Essa com certeza é uma boa opção para quem quer fugir da festa de formatura tradicional. Lá, serão somente os formandos e eventuais convidados, se for o caso de a turma optar por chamar pessoas de fora.

Atente na escolha da empresa que fornecerá o bus e com certeza essa será uma escolha super divertida.

#4 Jantar dançante

O jantar dançante seria, basicamente, uma festa de formatura como a tradicional, só que menos elaborada. Sem todas as cerimônias tradicionais.

Aqui, o evento seria uma janta com dança depois, seja em uma balada ou em um local alugado com a presença de algum DJ ou banda.

Essa é uma opção interessante para as turmas que quiserem fazer a festa junto aos familiares.

Essas foram algumas das nossas sugestões para que você e sua turma escolham algo diferenciado para a celebração. Lembre-se: o importante é que esse momento seja comemorado e que seja muito divertido para todos.

Por isso, não deixem de organizar com antecedência. Você pode conferir nosso Ebook gratuito com um checklist para organizar a formatura, dos primeiros anos até os últimos:

checklist para organizar a formatura

Posts relacionados

Uma resposta para “Festa de formatura: 4 passos para planejar e 5 ideias de decoração!”

  1. […] Leia mais: 5 OPÇÕES DE COMEMORAÇÃO DIFERENTES DA FESTA DE FORMATURA TRADICIONAL […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Chamar no whatsapp